A equipe multidisciplinar do Hospital infantil Lucídio Portella (Hilp) participou, no último sábado (15), de um treinamento sobre cardiopatia congênita, que faz parte do processo de capacitação da unidade de saúde para a implantação do serviço de cirurgia cardíaca pediátrica.

Durante o evento foram discutidos temas como sintomas, o que são as cardiopatias congênitas e quais os cuidados específicos que precisam ser adotados com os pacientes.

A aula reuniu médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, serviço social, fisioterapeutas da UTI, profissionais do centro cirúrgico e demais membros do corpo multiprofissional do hospital.

“O benefício maior que teremos deste treinamento será um trabalho integrado de toda a equipe do hospital, com profissionais bem capacitados, dispondo das ferramentas necessárias para realizar um atendimento com maior qualidade”, explica o Dirceu Campêlo, superintendente da Sesapi.

A próxima etapa do treinamento sobre cardiopatia será o momento prático, onde será simulado o atendimento a uma criança cardiopata no âmbito da enfermaria, UTI e centro cirúrgico.

“As capacitações da nossa equipe e o início do serviço de cirurgia cardíaca pediátrica expande a área de atuação do hospital, melhorando a assistência da nossa unidade não somente para crianças cardiopatas, como para todos os que já são assistidos pelo Hospital Infantil”, destaca o secretário de saúde Antonio Luiz.

Com a implantação do serviço no HILP, a Sesapi vai evitar transferências de crianças para outros estados. A ação faz parte do programa de expansão da rede de média e alta complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Fonte: ascom sesapi