A Agespisa informa que, ainda na tarde desta segunda-feira, 23, vai iniciar a instalação de um conjunto motobomba e de um novo quadro de comando no poço que abastece 70% da cidade de Água Branca. Após a conclusão do serviço, o abastecimento de água será retomado e a regularização se dará de forma gradativa. Essas medidas estão sendo tomadas para amenizar a irregularidade da energia elétrica fornecida pela Equatorial Energia, que tem provocado a queima de equipamentos e conseqüentes faltas de água.
O novo quadro de comando contém uma chave soft starter, com sistema digital, para acionamento e proteção do motor elétrico. Localizado na cidade de Agricolândia, o principal poço que abastece Água Branca teve duas bombas queimadas nos últimos dias em razão das constantes oscilações de energia elétrica.
A irregularidade no fornecimento de energia elétrica nos sistemas operados pela Agespisa é a maior responsável pela queima de equipamentos e paralisações na distribuição de água, causando prejuízos à companhia e aos moradores.