Equipes técnicas do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) estiveram em visita à Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (COGERH), na quarta-feira e quinta-feira (dias 16 e 17), em Fortaleza, para conhecer as experiências na gestão dos recursos hídricos na área de segurança de barragens e na cobrança do uso da água, assim como a estrutura organizacional da empresa, suas gerências operacionais e as formas de participação da sociedade civil organizada.
O diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, explica que o modelo de gestão praticado no Ceará é de excelência e que norteará o projeto que será implantado no Piauí. “Fizemos um estudo inicial e resolvemos conhecer, ‘in loco’, com o órgão e as pessoas que usam o sistema, abrangendo desde a manutenção das barragens até a modernização da infraestrutura e trazer um pouco dessa experiência para o Piauí”, destacou o diretor.
Durante o encontro, foram debatidas as técnicas aplicadas em cada estado e outros aspectos relevantes para a gestão sustentável dos recursos hídricos. “Foi um momento de aprendizagem com a apresentação do modelo e dos resultados de 30 anos de experiência da COGERH na gestão dos Recursos hídricos”, explicou o diretor de Recursos Hídricos do Idepi, Diego Salazar.
O Idepi é responsável pelo monitoramento das estruturas físicas e de funcionamento de 15 barragens no Piauí.

Visita à COGERH, no Ceará
De acordo com Igor Klauss, diretor de Planejamento e Segurança Hídrica da Semarh, a visita à COGERH, além de ajudar no desenvolvimento da gestão hídrica no Piauí, serviu para estreitar as relações nos dois estados. “Nós, da Semarh, estamos em busca de desenvolver e modernizar nossa gestão hídrica no estado do Piauí, tanto estreitando laços com órgãos estaduais, como pegando referências boas, no caso da COGERH no Ceará “.