A Secretaria de Estado da Educação promoveu, nesta quarta-feira (14), o segundo dia da capacitação sobre os protocolos de higienização para o ambiente escolar e metodologias de limpezas e operações para higienizações e combate à disseminação do coronavírus. O treinamento on-line segue as orientações do Comitê de Operações Emergenciais (COE) de higienização das escolas, para a retomada das atividades presenciais na Rede Estadual de Ensino.
No próximo dia 19, a Rede Estadual de Ensino adotará o ensino híbrido para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio (regular, integrado e VII etapa EJA), envolvendo o uso sincronizado de atividades pedagógicas realizadas de forma presencial e não presencial, conforme a Portaria Seduc-PI/GSE Nº 776/2020.
Segundo o diretor administrativo da Seduc, Tarso Neto, a empresa responsável pelo atendimento às escolas, já está adequada ao protocolo de higienização. “O treinamento pretende atingir a todas as escolas do estado que possuem estudantes que vão realizar o Enem”, afirma.
“A água sanitária pode ser diluída sim em água para se fazer a higienização. Devemos apenas olhar a marca do produto, sua especificação, para podermos assim, diluirmos com as quantidades corretas”, afirmou o consultor técnico, responsável pelas orientações, Osmar Viviani, durante o encontro, quando respondeu a vários questionamentos colocados por professores e profissionais da educação que participaram de toda a capacitação. Segundo o profissional, um bom desinfetante e detergente também são essenciais para uma boa limpeza. “Não é cheiro, é qualidade”, afirmou Osmar.
Osmar Viviani foi o responsável pela orientação dos profissionais quanto à limpeza e desinfecção correta dos ambientes, utensílios e objetos. Suas orientações abrangem a limpeza nos espaços comuns aos profissionais e estudantes como a sala de aula, pátio, banheiros, refeitórios, espaço administrativo e bibliotecas.