A equipe pedagógica do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Rama Boa, localizado no município de Altos-PI, reuniu os estudantes da 3ª série do ensino médio, nesta terça-feira (2), para apresentar um calendário de atividades, com revisões e simulados, que visam reforçar os conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
A iniciativa tem como foco preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para as Olímpiadas do Conhecimento, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME2), além de elevar os índices nas avaliações externas, como o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e SAEPI (Sistema de Avaliação Educacional do Piauí).
Com nota 5 no IDEB, maior nota da região da grande Teresina e entre as 10 maiores da rede estadual, o CETI Rama Boa possui mais de 70 anos de funcionamento e atende 465 estudantes do ensino médio. São 13 turmas, sendo 4 turmas de 1ª série, 5 turmas de 2ª série e 4 turmas de 3ª série.
“Toda a equipe está motivada com o projeto. A escola lançou hoje um cronograma de ações, selando um compromisso com os alunos para que em 2023 possamos obter mais aprovações no Enem e que o IDEB possa aumentar para 6, de acordo com a nossa meta”, comenta a diretora Clemilda Almeida.
O evento contou com a presença de ex-alunos, que compartilharam suas experiências de estudos e aprovações em vestibulares, em especial no Enem.
Recomposição da aprendizagem
A ação do Ceti Rama Boa faz parte do Projeto de Recomposição da Aprendizagem, que tem como foco o crescimento dos índices de aprendizagem do Piauí, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Modernização
Em fevereiro, o CETI Rama Boa teve a inauguração das obras de modernização do ambiente escolar com investimentos na ordem de R$ 1.219.332,48. A escola conta com 10 salas de aulas modernas, biblioteca com acervo atualizado, laboratório de informática com internet de alta velocidade para as práticas pedagógicas, sala de mediação tecnológica, ampliação do refeitório completo com cozinha, bloco administrativo, pátio coberto, vestiários com acessibilidade e quadra poliesportiva, que irá promover o desenvolvimento de habilidades físicas, além do paisagismo e climatização com instalação de subestação.
“O Ceti é um modelo de escola que nós queremos replicar, expandir e universalizar, por ser um modelo que torna a escola um centro gerador de oportunidades, para que os alunos possam sonhar, almejar e transformar as suas vidas. É aqui onde eles encontram um sentido de vida. Uma escola com essa infraestrutura consegue, no contraturno, oportunizar um reforço e recomposição de aprendizagem”, destaca Washington Bandeira, secretário da Educação.