As tradições africanas presentes no Brasil e no mundo fizeram parte das atividades realizadas nesta sexta-feira (29), no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Professor Darcy Araújo, na zona Leste de Teresina. Os trabalhos relacionados com o tema reuniram toda a comunidade escolar e tiveram o objetivo de estimular a conscientização e a reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana na formação social, cultural e histórica do Brasil.
Para contextualizar, foram usadas na decoração bonecas, máscaras, adornos, tecidos e pinturas relacionadas aos países que formam o continente africano. Além disso, os estudantes apresentaram, como projeto de pesquisa, rituais, danças, músicas e brincadeira típicas que revelam a riqueza da cultura destes países.
A diretora Verônica Matias disse que a iniciativa teve como intuito enaltecer a força e garra do povo afrodescendente e elogiou as reflexões produzidas pelos alunos. “Eles puderam pensar sobre a relevância do negro africano que derramou seu sangue e suor na construção do Brasil, o preconceito existente até hoje em nosso meio, bem como a herança afrodescendente em nossa cultura”, disse.
A mostra cultural da escola conseguiu chamar a atenção para a temática da História e Cultura Africana e Afro-brasileira, baseada na Lei 10.639/2003, que no seu artigo 2º reza: Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-brasileira serão ministrados em todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística, Literatura e História Brasileiras.