O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), por meio da Escola Piauiense de Trânsito, participou de uma Roda de Conversa realizada, na manhã desta terça-feira (17), no auditório da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) e foi ministrado pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans). O evento, que teve  o codinome de “enlace”, tinha como objetivo proporcionar uma melhor consciência acerca dos perigos e dos cuidados no qual os usuários das rodovias do Estado devem adotar.

Celebrando o Maio Amarelo, a ação contou com a participação do Detran, bem como da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), da Superintendência Municipal de Trânsito de Teresina (Strans), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da colaboração da rede de ensino e apoio do sistema Uninassau, de proprietários de redes de transportes de várias cidades do Estado e de donos de corporativas de transportes, entre outros.

A Educadora de Trânsito da Escola, Oneide Santos, afirmou que é de extrema importância a educação como alicerce para a prevenção de acidentes e disse que se sente agraciada pelas oportunidades no qual a Setrans está disponibilizando para que donos e proprietários de transportes coletivos e de turismo participe de eventos como esse. “Esta é a oportunidade perfeita para que alcancemos a estas grandes empresas e parceiros do trânsito”, disse.

Os educadores e colaboradores da Escola Piauiense de Trânsito realizaram durante o evento, a entrega de panfletos com QR Code que dão acesso ao material educativo do Detran1, novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além do guia para o ciclista no trânsito, e ainda participaram das abordagens educativas da roda de conversa apresentada.

O cronograma da Escola Piauiense de Trânsito neste mês de maio segue desta maneira:

03 a 07/05 – Abertura de Maio Amarelo: Realizações de Ações Educativas – São Raimundo Nonato e Anísio de Abreu.
04/05 – Intervenção Educativa em frente a Polícia Rodoviária Federal (8h0 às 11h).
09/05 – Abertura de Maio Amarelo: Piripiri (8h30 às 12h).
09 a 13/05 – Realizações de Ações Educativas em São Miguel a Fidalgo, São José dos Peixes e São Francisco do Piauí.
10/05 – Abertura de Maio Amarelo: Campo Maior (9h).
11/05 -Abertura Maio Amarelo: Strans – Avenida Pedro Freitas (7h30 às 9h).
12/05 – Palestra na Escola Municipal Simões Filho (7h30 às 10h30).
13/05 – Intervenção Educativa / Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual: PI 112/Km 09 Estrada de União – Colégio Santo Antônio (8h30 às 10h).
17/05 – RODA DE CONVERSA – Evento da SETRANS (9h).
18/05 – Educação Educativa – CIPTRAN Herry Wall de Carvalho – perto do Clube 100 (cruzamento do Parque Piauí) (8h30 às 10h).
19/05 – Evento na Faculdade Uninassau em um momento externo – carro da PRF Momento Interno – Auditório (8h0 às 11h30).
20/05 – Intervenção Educativa no bairro Dirceu (Teatro João Paulo Segundo) (8h às 13h30)
23/04 – Atividade Educativa na Escola Didacio Silva (7h30 as 9h30).
26/05 – Atividade Educativa no HGV (8h às 10h)
28/05 – Encerramento do Maio Amarelo – Complexo Turístico da Ponte Estaiada (16h).