A Escola do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que é vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), realizou o curso de Introdução ao Exercício do Controle Social nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15). Com carga horária de 40 horas, o curso teve como público-alvo conselheiros da assistência social, gestores públicos e técnicos do SUAS.
”A perspectiva foi atender os conselheiros municipais, aqueles que estão em espaço de controle social em um ano estratégico, de várias conferências da assistência social. São espaços como esse, de controle social, que possibilitam, abrem o diálogo entre o governo e a sociedade civil”, explicou a gerente de Proteção Social Especial da Sasc, Luciana Evangelista.
A gerente ainda comentou um pouco sobre a importância do controle social. ”O controle social acontece através de fiscalização, da construção da política, da participação ativa da sociedade, e isso faz toda a diferença, enriquece, engrandece a política, traz para perto de nós os usuários dessa política, porque através deles, da fala deles, é que conhecemos a realidade do chão que estamos pisando, do serviço que estamos falando.
Ninguém melhor que o usuário para nos descrever o que está acontecendo”, concluiu a gerente.O curso foi uma parceria com a Secretaria de Estado da Administração (Sead), Escola de Governo do Estado do Piauí (Egepi) e Núcleo de Formação Antonino Freire (NUFAF).