“É um sonho sendo realizado. Esperamos muito por isso! Pois moramos próximo de uma galeria que além de trazer problemas desvaloriza nossa região. Isso vai mudar com o esgotamento chegando aqui, pois além da valorização das nossas casas, essa rede coletora vai desativar o esgoto que vai para galeria, diminuindo o mau cheiro e, principalmente, acabando com a ocorrência de insetos. É mais qualidade de vida para todos nós e motivo de alegria para gente”, relata o senhor José Amâncio dos Santos, morador do Itararé.
O Itararé, na região Sudeste, é um dos bairros que a Águas de Teresina realiza obras de esgotamento sanitário. Atualmente, a empresa também está com frentes de serviço na região Norte (bairros Cabral, Pirajá e Parque Alvorada) e Leste (bairro Vale do Gavião). Os investimentos visam alcançar a meta de 59% de coleta e tratamento do esgoto até o final de 2024, elevando os índices de saneamento básico da capital e garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população.
“Ao todo, vamos investir R$ 300 milhões na construção de rede coletora, elevatórias de esgoto, linha de recalque, interceptor e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Pirajá. As obras acontecem por trechos, com canteiros sinalizados, visando reduzir o impacto na mobilidade urbana. Em paralelo às obras, realizamos visitas porta a porta, dialogando com os moradores e lideranças comunitárias sobre os benefícios do esgotamento sanitário”, destaca o diretor-executivo da concessionária, Renee Chaveiro.
Cronograma de obras:
• Cabral – implantação da rede coletora e ligação de esgoto na rua Juca Trindade e repavimentação de bloco e asfalto nas ruas José Beleza e Padre Tomaz de Rego.
• Vale do Gavião – implantação da rede coletora nas Quadras I e R e repavimentação de blocos nas Quadras A, C, D e M.
• Itararé (região Novo Horizonte) – implantação da rede coletora e repavimentação de bloco/asfalto na avenida São Francisco e rua José Evangelista e ligação de esgoto na Avenida São Francisco, Adão Medeiros Soares e rua Vinte e Quatro.
• Parque Alvorada (região da Avenida Centenário) – implantação da rede coletora na avenida Barão de Campo Maior com a rua Canindé.
• Pirajá (Estação de Tratamento de Esgoto) – escavação de Estação Elevatória de Esgoto e serviço estrutural do Tratamento Preliminar.
Visitas socioambientais
Centro, Cristo Rei, Piçarra e Matinha
Reuniões com lideranças
Novo Horizonte (Itararé), Vale do Gavião, Cabral e Macaúba