O diretor-geral do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Gilberto Albuquerque, reuniu-se, nessa quarta-feira (30), com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto; os deputados estaduais Francisco Costa (PT) e Francisco Limma (PT); e o diretor da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Francisco Macêdo, para discutirem a possibilidade de realizar cirurgias pediátricas cardíacas no estado do Piauí.
Durante a reunião ficou acordado que será formada uma comissão com representantes da Secretaria de Estado da Saúde, Maternidade Evangelina Rosa, Ministério Público e HGV para realizar um estudo sobre a viabilidade da realização desse tipo de cirurgia no Hospital Getúlio Vargas, com a parceria do Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP).
Segundo levantamento realizado pela maternidade, dos 80 casos de cardiopatia congênita que são diagnosticados por ano no Piauí, 50 crianças precisam realizar cirurgias, daí a importância e urgência de montar um serviço que atenda a esse público.
Participaram também da reunião, representantes ligados à defesa, promoção e garantia de direitos de crianças e adolescentes e Promotoria de Justiça.