O Fórum de Governadores do Nordeste aprovou nesta segunda-feira, 19, em reunião virtual do Fórum , a criação de um auxílio social de R$ 500 mensais a ser pago em cada um dos nove estados da Região Nordeste, aos filhos que ficaram órfãos devido à morte de pais ou responsáveis por Covid-19.
Os governadores vão encaminhar, no próximo mês de agosto, um projeto de lei para assembleias legislativas de cada estado tratando sobre o o programa, denominado de “Nordeste Acolhe”.
O governador Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste, afirma que os chefes dos executivos estaduais entenderam que o poder público precisa amparar aqueles que foram afetados também financeiramente devido à pandemia. “Isso é um compromisso social, uma preocupação que nós temos com os efeitos pós-covid”, diz.
Segundo o governador, somente no Piauí pelo menos 500 pessoas estão órfãos de pai e mãe devido à Covid.
O projeto de lei para a criação do auxílio será encaminhado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa do Piauí, após a elaboração da minuta, que está sendo feita pela equipe da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.