Viajar pelo Piauí nesta época de chuvas é uma oportunidade de contemplar belas paisagens pelas estradas que cortam o estado. Na região norte, de Teresina até o litoral, não é diferente. Além de poder degustar sabores da culinária piauiense, conhecer pessoas e casas simples, os turistas que viajem por essa região podem se encantar com a vegetação e belezas presentes de norte a sul do Piauí.
Saindo de Teresina, indo pela BR 343, antes de chegar a Altos, existe um túnel sobre a linha férrea, formado pela vegetação, que, com a chegada das chuvas, ganha um visual deslumbrante. Já virou uma das locações preferidas pelos fotógrafos para fazer ensaios. E na entrada da cidade, a atração são as vendas de frutas tropicais como a manga rosa, pitomba e caju, além dos beijus de coco.
Chegando em Piripiri, o visitante pode passar pelo Parque Nacional de Sete Cidades, onde existe um hotel com piscina de água mineral e uma culinária à base de capote, carneiro e carne de sol, “uma delícia dos deuses”. A estrada é um espetáculo a parte, com a vegetação de transição entre caatinga e cerrado. Depois de visitar o parque, prossegue a viagem de 9 km, por uma estrada vicinal, que está recebendo pavimentação asfáltica, com saída para a cidade de Brasileira.
Seguindo pela BR-343, com destino ao litoral, o turista pode pegar o novo desvio pela PI-309, que liga a BR-402, que dá acesso às praias do município de Cajueiro da Praia, passando pela cidade de Cocal. Nessa, pode-se contemplar paisagens de serras deslumbrantes, com a vegetação verdinha, típica desta época do ano.
É importante avisar que é uma estrada para ser andar com velocidade baixa, tanto para curtir a paisagem como pelas curvas acentuadas. É uma região produtora de queijos fresquinhos, doces e outros derivados do leite. Com muitas comunidades, vale a pena perder um pouco de tempo para experimentar os sabores e bater um papo descontraído com os nativos.
Por fim, existe a estrada que liga a sede do município de Cajueiro da Praia à praia de Barra Grande, onde o visual do mar é o atrativo para o passeio descontraído e prazeroso. A culinária local, a base de frutos do mar despensa comentários: ostras, caranguejo, peixe, sururu etc.
Está dada a dica!
Paulo Barros, fotógrafo e jornalista