Com o início do pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial, as agências da Caixa Econômica Federal voltaram a receber muitos clientes. No entanto, quem precisa se deslocar às agências mais movimentadas de Teresina, vê um cenário diferente do observado durante o pagamento da primeira parcela: estrutura com tendas e grades montadas pela Piauí Conectado garantem o distanciamento social e a proteção contra o sol, além da rede Piauí Conect com acesso à internet livre e uma equipe preparada para atender o público na fila.

A psicopedagoga Bruna Lira relata que na primeira vez que precisou ir à agência do bairro Dirceu Arcoverde, chegou ao local na madrugada por conta do receio de não ser atendida devido à grande quantidade de pessoas. Desta vez, ela foi novamente à agência e deparou-se com filas organizadas e um atendimento mais ágil. “Da outra vez, cheguei às 4 da manhã e já tinha uma fila enorme, dobrando a rua. Estava muito cheio e muito quente, quando o sol abriu começou a aglomeração e não respeitavam o distanciamento. Eu acho que a estrutura melhorou bastante a experiência de vir à Caixa evita que as  pessoas fiquem aglomeradas, pois tem a marcação no chão. É muito importante”, afirma.

A rede de Wi-Fi Piauí Conect já atendeu 3.300 pessoas que passaram pelas agências. Quem está na fila tem acesso à internet gratuita e usa o tempo ocioso para realizar outra atividade. É o caso da estudante Joana Brito, que aproveitou a rede Piauí Conect para assistir vídeos em seu celular. Ela também aprovou o atendimento que recebeu da equipe da Piauí Conectado, que tirou suas dúvidas sobre a data do saque. “Eu cheguei aqui com dúvida sobre a questão do saque e as datas certas. Fui atendida na fila e descobri que vim no dia certo para sacar o auxílio. Foi rápido, me informei e aproveitei a internet para me distrair enquanto espero na fila pra entrar na Caixa”, conta.

As agências da Caixa em Teresina que contam com toda a estrutura para oferecer conforto ao público são as da Avenida Barão de Gurgueia, Avenida Presidente Kennedy, Parque Piauí e Dirceu Arcoverde.

De acordo com Jonathan Valença, Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, muitas pessoas ainda vão às agências sem saber se foram contempladas com o auxílio e isso acaba gerando lotação. “O que mudou é que agora nós temos o cliente que entra instruído. Ele já entra na agência sabendo se tem ou não direito ao saque, se ele não tem ele já é instruído sobre o calendário e isso deixa tudo mais simples. Com o pagamento da segunda parcela, nós entendemos que vamos melhorar ainda mais. Lembrando que essa parceria foi firmada no meio do pagamento da primeira parcela e a gente já sentiu impacto positivo”, ressalta.

A estrutura com tendas, equipes de colaboradores e Wi-fi ficará nas agências até o final do pagamento do auxílio emergencial. A iniciativa faz parte do projeto Parcerias e Solidariedade, executado pela Superintendência de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc) em parceria com a Piauí Conectado.

Segundo Emerson Silva, diretor-presidente da Piauí Conectado, a ação tem se mostrado bem sucedida, uma vez que as aglomerações foram dispersadas e a população já recebe um atendimento prévio diretamente da fila. “Nosso objetivo é levar conforto,  segurança e informação a essas pessoas que precisam ir às agências da Caixa. É importante assegurar a agilidade no atendimento para que se evite aglomerações fora e dentro da agência e observamos que estamos tendo sucesso com a ação”, frisa.

Ao todo, foram montadas 50 tendas para proteção contra chuva e sol e 500 metros de grades nas agências mais movimentadas de Teresina. Com a implantação da estrutura, as filas das agências estão organizadas e seguindo as recomendações de distanciamento social. As agências também dispõem de dois funcionários da Piauí Conectado para tirar possíveis dúvidas do público na fila, além de contar com internet de qualidade da rede Piauí Conect.

Sobre a Piauí Conectado

A Piauí Conectado possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Estado do Piauí, através da Suparc. Durante a pandemia do coronavírus, a empresa vem desenvolvendo diversas ações de combate à doença. O objetivo do projeto Piauí Conectado é modernizar os serviços públicos e a comunicação do Estado, elevando o nível de desenvolvimento tecnológico do Piauí com a oferta de soluções tecnológicas nas áreas prioritárias do governo: educação, segurança e saúde.