Instruir as crianças sobre como proceder nos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), por meio do reconhecimento dos sinais da doença. Esse foi o objetivo da ação realizada nesta quinta-feira (27), na Escola Municipal Casa Meio Norte, localizada na zona Leste de Teresina, dentro da programação da Semana de Combate ao AVC 2022, que é realizada pela Associação Reabilitar, em parceria com o Governo do Piauí.
De forma lúdica, a equipe do Projeto Pense Bem AVC e da Sesapi explicou às crianças que é possível salvar vidas por meio do teste do S.A.M.U., que significa Sorriso, Abraço, Música e Urgente e alertou para a importância de acionar o serviço de emergência o mais rápido possível, no caso de estar presenciando uma pessoa sendo vítima de AVC. A atividade também contou com a presença dos Fast Heroes, heróis fantasiados que encenaram sobre os sinais mais comuns da doença, como a boca “torta” e a perda do movimento em um lado do corpo.
O coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Seaapi, Telmo Mesquita, falou às crianças sobre a importância de ficarem atentos aos cuidados com os familiares. “Não é só a mamãe quem cuida de vocês, nem só o papai ou o vovô, mas vocês devem também cuidar dos seus familiares. Então, foi alertado a vocês sobre os riscos do derrame e agora vocês sabem como agir nesses casos”, disse.
O presidente da Associação Reabilitar e idealizador do Pense Bem AVC, o neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, destacou a importância de sensibilizar as crianças para a causa do AVC.
“A escola é dos professores e da sua direção, mas a responsabilidade de cuidar de vocês é de todo cidadão que compõe a sociedade. Por isso que a Associação Reabilitar, uma organização social sem fins lucrativos, inicia um trabalho em parceria com a Escola Municipal Casa Meio Norte, abraçando e olhando o futuro de cada um de vocês, pois a razão de estarmos aqui é vocês. Começaremos pelo AVC, mas, certamente, teremos outros projetos para essa escola”, pontua Benjamim Pessoa Vale.
A ação faz parte da programação da Semana de Combate ao AVC 2022, que encerra nesta sexta-feira (28), com a Exposição Interativa, no Teresina Shopping, das 10h às 17h. O AVC é a principal causa de morte no Brasil atualmente e, só no primeiro semestre deste ano, foram 56.320 vítimas fatais da doença.