Com uma rotina de estudos bem puxada, João Artur, estudante do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) João Henrique, aprovado em Medicina na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conta que acordava cedo da manhã para ir à escola e voltava só no fim da tarde, mas que no final tudo deu certo. João é um dos alunos da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí que comemoram a aprovação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

“Na escola nós tínhamos aulas de matérias para revisão de assuntos muito cobrados no Enem, assim como matérias que apresentavam os assuntos próprios do 3° ano, e confesso que foi um pouco difícil conciliar o estudo de revisão e de assuntos novos, pois quando eu chegava em casa, sempre me certificava de ler alguma coisa, nem que fosse um livro bem simples, apenas para não perder o hábito”, conta o estudante.

Ele conta que participou das revisões Pré-Enem Seduc com alguns dos melhores professores e, com certeza, isso o ajudou a conquistar seus objetivos, e que até o contato com a sua família foi limitado e, mesmo assim, teve total apoio para todas as decisões que tomava.

Assim como João Artur, outros  milhares de estudantes comemoram aprovação em todo o estado e em vários cursos ofertados pelo Piauí. Maria Eduarda de Sousa, aluna da Unidade Escolar Estado de São Paulo, foi aprovada em História e conta que sempre teve o sonho de ser historiadora e que por algumas vezes teve vontade de fazer Direito e Jornalismo. “Na minha cabeça sempre quis a licenciatura, desde quando comecei a estudar, mas com o passar do tempo pensei em fazer para outros cursos, talvez por conta do status, mas almejava História e fui aprovada na primeira opção”, conta a estudante que cursou todo o ensino médio em escola pública.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, muitos estudantes foram aprovados em várias universidades em todo o Brasil. “Foi um trabalho intenso no ano de 2019 em todas as escolas, de professores, gestores escolares, gerentes regionais e da própria Seduc por meio do Pré-Enem Seduc, um trabalho coletivo, com um grande grupo para garantir a melhor preparação possível para nosso estudante. E hoje é dia de comemorar o resultado belíssimo, são várias aprovações. Parabéns aos estudantes e às suas famílias, o momento agora é de comemorar, sucesso a todos”, comemora o gestor.

Para o SiSU 2020.1, o Piauí contou com 9.339 vagas presenciais, distribuídas entre UFPI, Uespi, IFPI e Univasf – Campus Serra da Capivara, somente entre as IES públicas. Para o Ensino Superior a Distância, o Piauí terá 5.850 vagas, sendo 2.730 para a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e 3.100 para a Universidade Aberta do Piauí (Uapi), as quais serão ofertadas no segundo semestre de 2020, quando será lançado o edital.