Alunas do 7º período do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Piauí, campus Poeta Torquato Neto, criaram um projeto para ajudar as pessoas na organização das finanças. A ação extensionista faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (Pibeu) e é realizado desde 2020.

O Projeto Orçamento Doméstico na Prática tem como objetivo incentivar a cultura do planejamento financeiro pessoal e promover o diálogo sobre a educação financeira. A proposta é executada por quatro estudantes: Amanda da Costa, Renata Sampaio, Rita de Cássia e Elenn Andrade. Além de ser coordenado pela Professora Amanda Raquel da Silva Rocha.

Grupo auxilia na organização da Finanças

 

“Tínhamos planejado desenvolver o projeto com a comunidade por meio de palestras, balcões de dúvidas e outros meios que ensinassem na prática como fazer esse planejamento financeiro por meio do orçamento doméstico, mas como veio a pandemia, acabou que não conseguimos ter esse contato direto com as pessoas”, contou a aluna Amanda da Costa.

Diante do desafio imposto pela pandemia, as estudantes realizaram estudos e discussões virtuais, como forma de provocar reflexões sobre esse tema e também visando a elaboração de uma cartilha de orçamento doméstico em uma linguagem acessível e de fácil entendimento.

Cartilha

A cartilha foi elaborada ainda em 2020 e estava sendo distribuída virtualmente apenas para um público restrito. Pensando em ampliar e propagar a divulgação do material, as alunas criaram recentemente um Instagram para a proposta, visando alcançar mais pessoas.

material informativo disponível na cartilha

 

Elenn Andrade, discente que atua no projeto, explica a seguir a importância desse material para o gerenciamento dos recursos financeiros pessoais. “No nosso país não é comum termos educação financeira, então a gente vivencia na pele ou então conhece pessoas que ganham x e gastam y, acumulando dívidas e não sabendo aonde o salário foi parar. Então nosso intuito é ajudar essas pessoas a conhecerem os seus gastos e tentar controlar eles”, finalizou a aluna.

A cartilha está disponível para download na Biografia do Instagram do Projeto.