O Centro Acadêmico de Biblioteconomia, campus Poeta Torquato Neto, realiza o I Simpósio Piauiense dos Estudantes de Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O evento on-line terá como tema “Inteligência Artificial e o Futuro da Biblioteconomia” e terá atividades entre os dias 29 e 31 de outubro, por meio do Google Meet e no canal do Centro Acadêmico no YouTube.

 

O atual cenário tecnológico impõe mudanças em diversas profissões. Nesse contexto, compreende-se, que a função social do profissional de Biblioteconomia continuará tendo papel importante, sendo essencial ao mesmo a busca e adaptação às exigências impostas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação, como os desafios da inteligência artificial.

Por meio de uma programação com minicursos e palestras de grande relevância para a área de Biblioteconomia, o simpósio busca promover a integração e troca de experiências entre pesquisadores, professores, profissionais e estudantes do curso de Biblioteconomia e abordar a inteligência artificial e o futuro do profissional bibliotecário.

Mateus Oliveira, organizador do evento e integrante do Centro Acadêmico de Biblioteconomia, aponta que a dimensão tecnológica assumiu um papel preponderante nos processos sociais e econômicos, afetando inclusive a atuação profissional, daí a importância de discutir isso com estudantes e professores da área.

 

“A Inteligência Artificial permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana, indo além da programação de ordens específicas para tomar decisões de forma autônoma, baseadas em padrões de enormes bancos de dados. Considerando que a premissa clássica da profissão do bibliotecário se realiza na função social baseada na necessidade elementar da profissão, e que difere o bibliotecário na função de organizar os registros do conhecimento para fins de busca, pesquisa e armazenamento, a inteligência artificial e as tecnologias passam a ser relevantes para o profissional”, ressalta o estudante.

O evento é direcionado à comunidade acadêmica do curso de Biblioteconomia; bibliotecários, técnicos em Biblioteconomia e demais profissionais na área de Ciência da Informação e afins.

Pétala Medeiros, também organizadora do evento, acrescenta que as palestras e minicursos trazem reflexões sobre o dever e a atuação do bibliotecário.

“É dever do bibliotecário preservar as informações para que sejam acessíveis e recuperáveis de maneira rápida e organizada. Ele é o profissional que possui a capacidade necessária para organizar itens, atribuindo o objeto adequado a cada tipo de busca específica, e o simpósio vai trazer essas discussões”, pontua a estudante.

Inscrições:

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site do Centro Acadêmico de Biblioteconomia.

Confira o canal do evento no YouTube.