Demonstrando muito empenho e preparação, os estudantes da rede pública estadual de educação têm alcançado inúmeros resultados positivos nas olimpíadas e concursos de conhecimento desenvolvidos ao longo do ano. Na Olimpíada Mandacaru de Matemática 2023, competição nacional destinada aos alunos do 4º ano do ensino fundamental até os da 3ª série do ensino médio de escolas públicas e privadas, 107 medalhas foram conquistadas por estudantes da rede pública estadual, sendo distribuídas em 17 medalhistas de ouro, 28 de prata e 62 de bronze, além de 59 menções honrosas.

Um dos grandes destaques da olimpíada foi a aluna da 2ª série do ensino médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Inês Maria de Sousa Rocha, localizada no município de Piracuruca, Micaele Brandão, que participou da prova pela primeira vez e conquistou medalha de ouro. Ela revela que participou da olimpíada para obter uma experiência nova. “Eu me preparei por meio de provas anteriores, resolvia as questões e ia corrigindo. Tive também o auxílio dos meus professores para essa preparação. Fiquei muito feliz por essa conquista. Já é minha segunda medalha de ouro, a primeira eu conquistei no Torneio de Matemática”, conta a Micaele.

Além da conquista na olimpíada, a adolescente também foi premiada esse ano com medalha de ouro pelo seu resultado no Torneio de Matemática das Escolas Públicas do Piauí (TME²), desenvolvido pelo projeto Seduc Olímpica, ação da Secretaria de Estado da Educação que tem como objetivo preparar os estudantes da rede pública estadual para as olimpíadas de Matemática. Micaele já participava da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) desde o 6° ano do ensino fundamental, chegando a obter medalha de prata.

Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, o resultado obtido nas provas trouxe destaque para o Piauí e isso irá refletir para incentivar outros estudantes a se empenharem cada vez mais. “O Seduc Olímpica dá todo o incentivo para que estudantes de alto rendimento também se destaquem em Olimpíadas nacionais”, declarou o gestor.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Mandacaru de Matemática é uma forma de levar a cultura nordestina por meio da matemática, a competição é dirigida aos alunos do quarto ano do ensino fundamental I, até o último ano do ensino médio das escolas públicas ou privadas de todo o Brasil. O projeto tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da Matemática e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, valorizando o aluno, professor e a cultura nordestina.