A Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) realizou mais uma ação do projeto Caravana Juventude Ativa no Ceti Lima Rebelo, na sexta-feira (29), como parte das atividades do programa no litoral do estado. Os estudantes da escola de ensino médio participaram das oficinas de maquiagem, design de sobrancelha, dança popular, breaking, nerd, percussão e dos bate-papos sobre valorização da vida, autonomia e participação política e social da mulher.

Desde o dia 25 de novembro, a Cojuv realiza atividades nos municípios de Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba. Receberam o Projeto Caravana Juventude Ativa a Unidade Escolar Marocas Lima, em Ilha Grande; a Unidade Escolar Ricardo Augusto Veloso e o Ceti Zulmira Xavier, em Luís Correia; e o Ceti Polivalente Lima Rebelo e o Ceti Lima Rebelo, em Parnaíba.

A jovem Elly Cunha do Nascimento, de 17 anos, faz o 1º ano no Ceti Lima Rebelo. Ela se inscreveu na oficina de dança popular. “Escolhi a oficina por afinidade porque amo dançar, danço desde criança. Mas danço outras coisas. Na oficina, aprendi muita coisa como forró, por exemplo, que eu não sabia dançar, axé e a dança do coco que eu nem conhecia”, disse a estudante.

Elly Cunha diz que aprendeu danças que não conhecia, como o coco

O projeto Caravana Juventude Ativa tem como uma das metodologias a escolha das atividades de acordo com as necessidades específicas de cada escola. Por isso, uma equipe da Cojuv sempre realiza uma reunião prévia com a administração escolar e o grêmio ou representação estudantil da instituição de ensino.

Fellipe de Souza Fernandes, vice-presidente do grêmio do Ceti Lima Rebelo, explica que uma das demandas dos estudantes da escola era uma palestra ou bate-papo que discutisse adoecimento mental. “Como a escola é de tempo integral, sempre buscamos trazer um ambiente mais acolhedor e familiar. É por isso que, na reunião, pedimos o bate-papo de valorização da vida porque seria uma discussão interessante para a nossa comunidade estudantil”, disse o estudante.

O coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes, ressaltou a importância desse tipo de atividade. “Proporcionamos aos jovens oficinas e bate-papos aos quais eles dificilmente têm acesso, com a proposta de promover um dia diferente na escola, mas com foco no desenvolvimento dos jovens e no acesso às políticas públicas, de modo a dar voz a eles e permitir que possam mostrar seus talentos. Recebemos muitas mensagens desses jovens nos últimos dias e essa resposta positiva ao nosso projeto foi muito gratificante”, avaliou o gestor.

Jovens participaram de várias oficinas e bate-papos