Estudantes do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizaram uma visita técnica à Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi), nesta terça-feira (27). Na oportunidade, eles conheceram o espaço físico da secretaria e os principais projetos e ações realizados pelo órgão.

A psicóloga e professora, Valéria Raquel Alcantara Barbosa, que conduz a disciplina de Estágio Básico em Psicologia Jurídica, explicou que já faz pesquisas no campo da violência. “Na disciplina, priorizei como eixo temático a abordagem da psicologia jurídica e as questões que atravessam a violência contra as mulheres. Então, mapeamos a rede e as instituições que promovem o atendimento e o enfrentamento à violência, no âmbito do estado e de Teresina. E acabamos por priorizar em conhecer o trabalho desenvolvido pela Sempi, em termos de política, de pesquisa, de ações, de militância e de articulação”, explicou Valéria.

A diretora institucional de Ações Temáticas da Sempi, Ianara Evangelista, apresentou alguns dos projetos executados pelo órgao, como o Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, o Elas Empreendem, o Elas Movimentam e o Dignidade Menstrual.

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, enfatizou a importância desse tipo de atividade, pois estreita os laços entre a gestão pública e os saberes produzidos na universidade. “Temos essa receptividade para que possamos consolidar pesquisar e fazer essa parceria com a academia, que é tão importante para o Governo do Estado”, disse Zenaide.

O estudante Lucas Oliveira Rodrigues da Silva disse que esta foi a primeira vez em que esteve na Sempi. “Tive a impressão de que a equipe da secretaria é muito unificada e que existe uma interação entre as pessoas. Em relação aos projetos, achei incríveis, pois eles conseguem contemplar as mulheres em sua diversidade”, ressaltou Lucas.