Maria Luisa Vasconcelos, Maria Luisa Batista e Ana Letícia Eustórgio, estudantes do 1° ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, em Regeneração, conquistaram a medalha de cristal na 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil 2021 (ONHB), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

No Brasil, foram mais de 9 mil equipes inscritas, cada grupo composto por 3 alunos. Ao todo, 195 equipes iniciaram a Olimpíada. A cerimônia de premiação foi realizada no domingo retrasado (12), com transmissão pelo Youtube. Este é o segundo ano em que o anúncio dos medalhistas é realizado de forma on-line, devido à pandemia.

Estudantes de 14 estados conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze. No total, 90 grupos receberam medalhas, sendo 20 de ouro, 30 de prata e 40 de bronze. A final contou com 414 equipes de 99 cidades de todos os estados. Eles participaram de seis fases on-line da competição, além da final, no qual realizaram uma prova dissertativa também de forma virtual.

A Região Nordeste foi a que mais somou equipes medalhistas: um total de 57. Pernambuco é o estado com maior número de equipes com medalhas: 17 no total. Na sequência estão São Paulo, com 15 equipes; Bahia, com 14; Ceará, com 13; Rio Grande do Norte, com 12; e Paraná, com 5 grupos.

Os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro somaram 4 equipes medalhistas cada um. Já Alagoas, Pará, Paraíba, Piauí, Santa Catarina e Sergipe tiveram uma equipe medalhista cada.

De acordo com a gerente da 6ª Gerência Regional de Educação (GRE), Carla Goriete, mesmo em um ano de pandemia, a U. E. Alberto Leal Nunes não desistiu e é participativa de várias olimpíadas. “A ONHB foi um marco para nossa escola e para todos nós da 6ª GRE e Secretaria da Educação. As três alunas chegaram até a final, mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas esse ano. O diretor Ismael Dantas foi peça fundamental nessa conquista e meu sentimento é de gratidão e felicidade. Hoje somos Medalha de Cristal, que para todos nós, vale Ouro”, comemora a gerente.

Do Piauí, as 4 equipes piauienses que chegaram à grande final foram 03 equipes da rede privada, do Colégio Dom Barreto, e uma equipe da rede pública estadual, a equipe “Analistas”, da Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, que participou com 06 equipes.

Após sete fases, que duraram 3 meses de Olimpíadas, a equipe “Analista” fez a prova dissertativa em agosto, de forma on-line, monitorada em tempo real pelos organizadores e conquistaram a medalha de Cristal.

“Além de diretor da escola, fui orientador das equipes na olimpíada por minha formação ser da área de História. Considero essas atividades como a Olimpíada de História extremamente significativas porque trabalham várias habilidades dos estudantes. Tem sido uma das práticas da escola o circuito olímpico em várias áreas, o que tem identificado em diversos alunos várias habilidades. Todas as áreas estão sendo contempladas, matemática, português, história, geografia, inglês, física, biologia e as demais”, afirma o diretor.

Fonte: Seduc