Estudantes do curso de Enfermagem, campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) de Parnaíba, promovem a live aberta “Trabalho de parto e sua relação com suas disfunções uroginecológicas” nesta sexta-feira (19), no perfil @Obstetrizando_ . A atividade faz parte do cronograma das disciplinas da Saúde da Mulher I e II, onde os alunos têm perfis no Instagram para disseminação de informações sobre a saúde da mulher.
Discutir trabalho de parto é muito importante, tendo em vista que as gestante, a cada dia, mais têm interesse em entender e se empoderar por meio do conhecimento sobre esse momento importante de suas vidas. A estudante Alyce Irene, uma das responsáveis pela organização da live, afirma que ela e seus colegas, como graduandos em Enfermagem, podem assumir esse papel de orientação.
“O trabalho de Parto pode ocasionar várias disfunções uroginecologicas, dentre essas a incontinência urinária, por isso faz-se importante a prevenção. Um profissional importante nessa prevenção é o fisioterapeuta, que por meio de exercícios específicos pode ajudar a fortalecer os músculos do assoalho pélvico (atuantes no trabalho de parto) e prevenir cicatrizes do parto normal. A live é direcionada aos alunos da Uespi que tenham interesse sobre o tema, a mulheres que buscam entender melhor o trabalho de parto, e a qualquer outra pessoa com interesse no tema”, explica Alyce Irene.
A estudante acrescenta que organizar essas atividades permitiu a interação com uma profissional fora da sua área, no caso a fisioterapeuta Natália Caldas, valorizando a interação multiprofissional. Além disso, incentiva aos alunos se aprofundarem mais no tema já passado pelo professor em sala de aula online.
“O projeto Instaclass, incentivado pelo professor Joel Araújo, tem sido uma grande novidade para a turma, e acredito que nos prepara para o futuro profissional que cada vez mais exige que utilizemos do meio digital. E como as atividades presenciais não são possíveis no momento, o Instaclass tem nos ajudado a manter contato com a comunidade de fora da universidade, percebendo a importância dessa transmissão de conhecimento. Também permite interação com as outras turmas do curso no campus a partir dos perfis Instaclass criados”, ressalta Alyce Irene.
O professor Joel Araújo, responsável pelo projeto de Instaclass e supervisor das atividades, afirma que a ideia é que todos os perfis tragam discussões interessantes e com um olhar diferenciado para o profissional da saúde e para os próprios estudantes.
“Essa é a segunda live que estamos realizando e a expectativa é que possamos sempre incentivar a discussão entre profissionais da saúde e com outros estudantes. A escolha dos temas é sempre pensado para que os alunos coloquem em prática o que falamos em sala de aula, que eles aprendam de forma mais didática”, pontua o docente.
A live será nesta sexta-feira (19), às 19 h, no Instagram @Obstetrizando_
Projeto de Instaclass
A iniciativa surgiu da necessidade de discutir temas em um formato mais interativa e prática com os alunos do sétimo bloco do curso de Enfermagem. São sete perfis de Instagram da turma onde há divulgação de informações relacionadas à obstetrícia, onde os alunos realizam lives e posts supervisionados promovendo uma interação dos estudantes com outros profissionais e com a comunidade.
Confira os perfis do Instagram da turma: