O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa no próximo domingo, dia 13 de novembro e os estudantes da rede estadual finalizam os preparativos para a prova. Além de organizar documento de identificação válido, caneta, lanche e o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante, não pode faltar a preparação psicológica para enfrentar essa “maratona”.

Além da revisão dos conteúdos, os alunos do Centro Estadual de Tempo Integral Moaci Madeira, em Teresina, participaram nesta quinta-feira (10), de um momento voltado ao fortalecimento emocional.

“Em parceria com o curso de Psicologia da Faculdade Santo Agostinho, realizamos com os alunos das turmas da 3ª série do Ensino Médio atividades de relaxamento, roda de conversa e dinâmicas, onde receberam todo apoio emocional que precisam nesse momento de ansiedade provocada pela prova do Enem”, explicou Verbena Roque, coordenadora pedagógica da escola.

Dicas para diminuir a ansiedade durante a prova do Enem

A psicóloga da 18ª Gerência Regional de Educação, Lidiane Mendes, observa que ficar ansioso ou nervoso é normal, mas quando esse nervosismo pode vir a atrapalhar o desempenho na hora de realizar uma determinada atividade temos que buscar meios que ajudem a lidar com essa ansiedade. “No caso de adolescentes que estarão realizando a prova do Enem nos próximos dias, oriento que sigam essas dicas que são bem simples, mais que fazem a diferença:

1. Verifique o local da prova com antecedência;

2. Não revise nenhum conteúdo de véspera, porque pode piorar a ansiedade. Ao invés disso, procure descansar e dormir cedo, deixando o documento de identificação com foto, caneta preta e uma roupa leve e confortável já separada;

3. Se você estiver ansioso quando entrar para fazer a prova, faça o seguinte exercício de respiração: sente-se em posição ereta na cadeira, puxe o ar pelo nariz, de forma lenta e profunda e solte o ar bem devagar. Isso auxilia na normalização dos batimentos cardíacos e ajuda a diminuir a ansiedade;

4. Se na hora da prova tiver o famoso ´branco´, faça uma pausa e vá até o banheiro para lavar o rosto.

Essas dicas podem fazer a diferença, respeite seu limite, leve uma garrafa de água para se hidratar e um lanche, pois a prova pode ser extensa”.

A psicóloga estará na revisão de véspera, o Corujão da Vitória, repassando essas e outras dicas para os participantes.

Dados gerais das provas 

Acontece neste domingo (13/11), o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022, os participantes irão responder a 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas e escrever uma redação.

Apesar de não ser obrigatório, é recomendado imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição (CDI) do Enem 2022. O documento contém, entre outras informações, o número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa deverá contar com determinado atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. O CDI está disponível na Página do Participante, no site do Enem.

Informações gerais sobre o Enem 2022:

Prova -13 de novembro

– 45 questões de linguagens (Língua Portuguesa e estrangeira – inglês ou espanhol);

– 45 questões de ciências humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);

– e redação.

Prova – 20 de novembro

– 45 questões de Matemática;

– e 45 questões de ciências da natureza (Química, Física e Biologia).

Abertura dos portões: 12h (horário de Brasília)

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Término das provas no 1º dia: 19h (há tempo extra em casos de atendimento especializado)

Término das provas no 2º dia: 18h30 (há tempo extra em casos de atendimento especializado).