O segundo dia do XIX Simpósio de Produção Científica (SPC) e o XVIII Seminário de Iniciação Científica (SIC), produzido pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o tema em debate foi sobre a pesquisa científica, legislação e o impacto da adequação institucional, com a participação de professores da instituição
Na oportunidade, estiveram presentes alunos e professores, membros do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) e do Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado – SisGen da Uespi, assim como os diretores de Pós-Graduação, Pedro Pio e Gustavo Gusmão.
Esquematizado em torno do eixo da produção de pesquisa, a palestra do professor Antônio Luiz Maia discutiu os processos da legislação dos projetos que envolvem seres humanos, animais e acesso à patrimônios genéticos. “O pesquisador precisa estar adequado aos termos que regem o segmento cientifico, isso facilita a transmissão e produção de conhecimento”, destacou.
No momento de sua fala, a professora do curso de Fisioterapia e também representante do Comitê de Ética e Pesquisa, Dayse Ikêda destacou o processo de submissão de projetos, os modelos de análise, além de ressaltar a importância da Plataforma Brasil (sistema eletrônico criado pelo Governo Federal para sistematizar o recebimento dos projetos de pesquisa).
Para a estudante do bacharelado em Ciências Biológicas da Uespi, Gabriely Gonçalves, de 20 anos, o evento é uma maneira de mostrar o resultado das pesquisas dos alunos, assim como incentivar a participação dos discentes nos três pilares da universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão.
Durante todo dia de evento estão sendo apresentados trabalhos relacionados às áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Além disso, a partir das 14h, o professor Orlando Berti ministrará uma palestra sobre seu livro “Como passar em um mestrado? ”.