Estudantes do curso de Turismo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), do campus Poeta Torquato Neto, promoveram a mesa-redonda “Patrimônios Piauienses: turismo, cultura e história”, nesta quinta (16), no Auditório do Palácio Pirajá. O evento contou com a participação do secretário de Estado da Cultura, Fabio Novo e de professoras especialistas em Arquitetura e História. A programação contemplou temas que refletem e que buscam estimular os estudantes para a valorização dos pontos turísticos, patrimônios históricos e artes que são produzidas e encontradas no Piauí.
De acordo com o Fábio Novo, falta conhecimento das pessoas sobre os patrimônios históricos piauienses. Com isso, os alunos e turismólogos são grandes aliados para a revitalização dessa história e de memórias afetivas. “Muitos patrimônios piauienses já foram destruídos, pois não existe em nível municipal uma lei que resguarde todos eles. As turmas de turismo são de grande importância, pois buscam visitar e aprender sobre cada um deles”, acrescenta.
Para a professora Maíra Moura, o evento coordenado por estudantes é muito relevante para o panorama acadêmico e cultural, visto que cria possibilidades para pesquisas, mestrados e pós-graduações na área.
Além disso, o tema foi discutido durante uma mesa-redonda com a Mestre em Antropologia, Tailine Rodrigues; a arquiteta Ana Elisa Miranda e com a Especialista em História da Arte, Arlete Soares.
Arlete Soares acrescenta que os estudantes devem lembrar não somente dos monumentos históricos, mas também dos produtos produzidos pelo povo. “Deve ser trabalhado os novos conceitos e os novos olhares, para que os alunos sejam multiplicadores dessas novas práticas”, finaliza.