Foi mergulhando no universo das artes literárias que os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado na zona sul de Teresina, realizaram a II Literarte, na quarta-feira (27). O dia foi marcado por apresentações teatrais, musicais, encenações, curta-metragem e exposição das produções textuais dos alunos. Os trabalhos desenvolvidos tiveram como base grandes clássicos da literatura.

Segundo a gestora da unidade de ensino, Djanira Alencar, o objetivo principal da feira literária é incentivar o interesse dos estudantes pela leitura e escrita. “Esse evento é o carro-chefe de todos os nossos projetos. Foram vários meses elaborando as atividades para esta culminância. Não há um jeito melhor de expor tudo que os estudantes produzem do que em uma feira literária”, acredita a diretora.

Para a estudante do 2º ano, Gabriela Silva, a leitura é muito importante. “Nós desenvolvemos trabalhos com base na biografia da Irmã Dorothy Stang, que era uma freira defensora da Amazônia. Também lemos o livro O Auto da Barca do Inferno. Eu acredito que, se todas os jovens lerem, terão um futuro ainda melhor”, destaca a aluna.

Dentre as obras que foram trabalhadas estão; Odisseia, O Cortiço, Dom Casmurro, Iracema, Lisbela e O Prisioneiro. A atividade envolveu a equipe pedagógica, gestores e funcionários da escola.