Diariamente, cerca de 500 usuários são atendidos na Farmácia do Povo de Teresina, seja para fazer cadastro, renovar processos, buscar medicações ou mesmo pegar informações. É uma rotina que envolve dezenas de funcionários, da recepção à dispensação de medicamentos, cujo atendimento requer adoção de metodologia de trabalho, com protocolos definidos, aliado à humanização para atender o paciente.

Para manter continuamente a excelência no atendimento, os colaboradores participaram da 1ª Oficina de Atendimento Humanizado e Atualização das 3 Etapas do Atendimento, realizada na quinta (28).

“A Farmácia do Povo é voltada para atender os usuários, tanto do SUS como da rede privada. Nós temos uma demanda em torno de 20 mil pacientes em todo Estado. É uma procura grande. Somente em Teresina são em torno de 500 pacientes por dia, que precisa de uma atenção bem focada. Com a oficina, esperamos que os nossos colaboradores possam oferecer um atendimento mais humanizado, com mais atenção ao paciente”, afirma a diretora geral, Wanda Avelino.

A oficina teve como palestrante a assistente social Raimunda Soares, funcionária da casa, e Ana Rocha, professora e especialista em Educação, que dividiram a atividade em três etapas, como explica a professora.

“Os colaboradores precisam ter clareza e objetividade com todos os processos para atender o público externo. Segunda etapa é o atendimento humanizado: precisamos ter empatia, nos colocamos no lugar daquela pessoa, que muitas vezes, vem fragilizada. Finalizamos com a parte técnica, com protocolo de atendimentos, desde o recebimento do cliente na recepção até pegar uma medicação”, explicou Ana Rocha.

Raimunda Soares afirma que a oficina vai enriquecer muito o trabalho e o atendimento com ganho para os usuários. “Vamos ampliar as etapas do atendimento, visando a melhoria na qualidade de nosso atendimento aos nossos usuários”.

Participaram da oficina, os colaboradores que atuam na Recepção, Cadastro, Atendimento e Dispensação, com mais de 30 participantes da unidade de Teresina.