A primeira edição do “Artes Piauí”, evento que celebra e fortalece a cultura e o artesanato do estado, teve início, na quinta-feira (27), e segue até o sábado (29). A feira está sendo realizada na praça de eventos do Riverside Shopping, em Teresina, das 10h às 21h. O evento é aberto e gratuito ao público e conta com a exposição e comercialização de produtos variados, entre eles peças de opala, arte santeira, arte em argila, buriti, bordados, doceria, palha, redes, bijus, crochê, plantas, taboa, arte reaproveitada, produtos religiosos e outros.
“Trabalho há cinco anos com artesanato e vejo que nessas feiras temos a oportunidade de apresentar nossos produtos para um público muito maior. Na ‘Artes Piauí’ o resultado está sendo muito positivo”, afirma a artesã Ana Clécia Campelo, ressaltando a importância da valorização do artesanato local.
De acordo com a organização, o objetivo do evento, além de valorizar os profissionais que têm o artesanato como principal fonte de renda, é também envolver o público a conhecer o trabalho desenvolvido por eles.
“O nosso artesanato é espetacular, carrega a beleza e a riqueza de detalhes. Todas as peças retratam a história, a tradição e a cultura da nossa região. Pensando nisso, a feira foi criada para evidenciar e valorizar cada vez mais a origem e identidade das peças”, ressalta o organizador do evento, Walyson Alves.
O “Artes Piauí” conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria do Turismo do Piauí (Setur). O diretor de eventos da Setur, José Neto Monteiro, diz que a proposta é que o ‘Artes Piauí’ ocorra uma vez por mês, como uma forma de valorização do artesanato piauiense, ao mesmo tempo em que amplia as oportunidades de vendas dos produtos.
“Entendemos que o artesanato é uma riqueza nossa que precisa ser apresentada para o mundo. Promover feiras como essas é potencializar nossa tradição, transmitir conhecimento entre as gerações, resgatar nossa cultura, além de movimentar a economia”, frisa Monteiro.