A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), realizou, neste domingo (6), mais uma edição da Feira Quitanda da Agricultura Familiar, que contou com a participação de produtores da zona rural de Teresina. A ação, que ocorre dentro da Feirinha Verde, tradicionalmente realizada no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), desta vez foi montada na Praça Centenária, no bairro Ininga.
O diretor de Comercialização e Inovação da SAF, Tiago Patrício, conta que o projeto, para além da questão comercial, é uma oportunidade do público conhecer o feirante, criando uma relação para além da compra e venda.
“Nós costumamos dizer que a Feira Quitanda cria um laço do feirante com o consumidor, que quando retorna para o espaço da feirinha, já encomenda antecipadamente seus produtos, criando uma relação de aproximação com quem produz a agricultura familiar em nosso estado. Isso faz com que o consumidor valorize mais a atividade dos trabalhadores do campo e o seu produto final”, pontuou o gestor.
A Feira Quitanda já fidelizou um público que vê como fundamental esse tipo de ação em promover a agricultura familiar. É o caso da comerciante Rita Pereira, que é cliente cativa e sempre visita e consome os produtos da feira.
“Eu acho de fundamental importância essas feirinhas, porque além de ter produtos agroecológicos, fica próximo da casa da gente e isso agrega pessoas e valores. A gente compra no produtor que é muito importante, pois fazemos a renda circular. Acredito que os órgãos públicos têm que cada vez mais incentivar essa feirinha que tanto é bom para o produtor, como é bom para o consumidor, já que estamos consumindo produtos de boa qualidade”, concluiu a cliente.
O projeto Quitanda da Agricultura Familiar faz parte do Programa de Valorização da Agricultura Familiar, que busca diversificar e ampliar espaços para a comercialização dos produtos cultivados por agricultores familiares, fazendo com que o produtor tenha uma renda maior, além de levar mais saúde para os consumidores finais.
A próxima Feira Quitanda da Agricultura Familiar, no espaço da Feirinha Verde, ocorrerá dia 20 de agosto, na Praça Centenária, bairro Ininga, no cruzamento das ruas Alaíde Marques e Dirce Oliveira.