A Feira Quitanda, promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), reuniu, neste domingo (09), produtores e clientes em mais uma edição da Feirinha Verde na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento é realizado quinzenalmente e tem alavancado a venda dos agricultores familiares de Teresina, dando também a oportunidade do público consumir produtos agroecológicos e de qualidade.
Por meio do Programa de Valorização da Agricultura Familiar, a SAF tem impulsionado a promoção de feiras na capital. Promovendo uma maior produção dos trabalhadores do campo e criando pontos fixos de venda, assim como acontece com a Feira Quitanda nos Condomínios, para que os produtores passem a ter um público cativo para consumir suas mercadorias.
O diretor de Inovação e Parcerias com o Setor Empresarial da SAF, Tiago Patrício, conta que a Feira de Quitanda já é um produto consolidado e que a Secretaria da Agricultura Familiar vem desenvolvendo novos produtos para a comercialização.
“O Projeto Quitanda é muito mais do que só as feirinhas, existe também o Quitanda no Condomínio, onde trabalhamos a questão da integração logística para conseguir ligar quem faz agricultura familiar com o público geral e redes de supermercado, sempre com a assistência comercial. Além disso tudo, a gente vai consolidar a plataforma virtual, o Quitanda Virtual, que foi onde tudo começou, tentando mostrar a agricultura familiar para todo o estado”, conclui o gestor.
Lucia Cavalcante é uma das agricultoras familiares que está participando da Feira Quitanda na UFPI desde a primeira edição. Ela diz ter sido uma oportunidade muito grande ter um espaço para vender seus produtos. “Estou me dando muito bem, vendendo minhas galinhas caipiras que eu crio, também comercializo ovos, goma, macaxeira, enfim, tudo que nós temos no quintal da gente. Tem sido uma experiência muito boa, nós vendemos bem graças a Deus, todo domingo quando tem as feirinhas estamos aqui vendendo nossos produtos”, cita a produtora.
Quem também se sente feliz em participar da Feira Quitanda é o público. É o caso de Luana Fonseca, cliente cativa da feirinha e que acha muito importante essa oportunidade de ter um contato mais próximo com os produtores.
“Eu acho essa ação fundamental, primeiramente por ser um produto orgânico, então a gente sabe que tem uma qualidade, são produtos livres de agrotóxicos. Além disso, a gente vai estar possibilitando ajudar essas pessoas, os pequenos agricultores. Também possuo um filho que tem autismo e fico preocupada com a alimentação dele, além de que essa experiência proporciona que ele possa conhecer os alimentos, pegar, sentir as texturas, então, essa experiência não é boa só pra gente, mas para ele também”, afirma a visitante.