O governador Wellington Dias anunciou, nessa segunda-feira (29), que está sendo planejado um “Finapop Nordeste”, evento para a captação de investimentos para aplicação nas áreas de fruticultura, caprinocultura, ovinocapricultura e produção de mel, dentre outras atividades, que deve abranger todo o Nordeste e prevê a captação de R$25 milhões, no qual o Piauí estará inserido.
O anúncio foi feito em transmissão ao vivo, durante o lançamento da segunda fase do Finapop, iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) em parceria com o ex-banqueiro Eduardo Moreira, direcionado a produtores de mel do Ceará e de cacau da Bahia. Também participaram da live os governadores da Bahia, Rui Costa, e do Maranhão, Flávio Dino; o dirigente nacional do MST, João Pedro Stédile; e as representantes de cooperativas de agricultores Sheila Rodrigues, Maria Alzerina Carneiro e Lucineia Durãs.
O Finapop arrecada recursos de pequenos e médios investidores e canaliza a verba para as atividades das cooperativas envolvidas, estimulando a cadeia produtiva do segmento. Esse modelo deve ser aplicado nos nove estados nordestinos, sendo que inicialmente no Piauí deve abranger os assentamentos da região de São João do Piauí.
De acordo com Wellington Dias, esse modelo que já é praticado há muito tempo no Brasil e no mundo com a captação de investimentos deve se dar com apoio de cooperativas e, principalmente, com o apoio da rede de agências de fomentos do Nordeste, visando a ajudar os agricultores em meio à crise socioeconômica do país, que aumenta à medida que a pandemia avança. “O objetivo é garantir que as pessoas melhorem a renda e gerem rentabilidade para quem está investido com foco no social”, comentou o governador.