O Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude foi realizado nesta segunda (26) e terça-feira (27), reunindo cerca de 80 gestores. O evento foi realizado na modalidade online, de forma síncrona, em respeito às exigências sanitárias por conta da pandemia do novo coronavírus. Dentre as discussões, foram pautadas a realização das conferências municipais de juventude, assessoramento para a construção dos conselhos e planos municipais de juventude e a apresentação do programa Identidade Jovem.

Na oportunidade, o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes, falou sobre a pandemia de covid-19 e pediu o esforço coletivo dos gestores municipais no sentido de alertar a juventude sobre a importância do respeito aos protocolos de segurança como uso de máscaras e o isolamento social.

Muitos dos municípios que participaram do evento incorporaram a pauta da juventude a secretarias com temáticas afins como Cultura, Esporte e Turismo nos últimos anos. Em outros casos, ainda não havia a pauta, mas o interesse em construí-la. “Em Brasileira, não temos uma gestão de juventude. Estou aqui para aprender e integrar a pauta à minha secretaria”, disse a representante do município de Brasileira, Maria Eduarda Penafiel.

“As políticas públicas para jovens ainda são algo novo no Brasil porque a própria constituição do jovem enquanto sujeito de direito é recente. Considero o evento muito positivo. Teve uma participação muito além das nossas expectativas e esperamos construir juntos a política de juventude do Piauí com essas prefeituras que dialogaram conosco. É claro que a Cojuv está sempre aberta ao diálogo aos gestores de juventude e prefeitos que sejam sensíveis à pauta”, avaliou Vicente Gomes.