A Farmácia do Povo encerrou, nessa sexta-feira (22), a qualificação de 20 funcionários para melhoria na qualidade no atendimento ao usuário. O curso abordou temas como acolhimento, relações interprofissionais e atendimento à comunidade, e foi iniciado no início de setembro, pela equipe da Educação Permanente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
A qualificação foi dada aos 20 funcionários dos setores de Cadastro, Atendimento, Demanda Judicial, Arquivo, Recepção, Telefonia, Pacientes Renais e Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e teve duração de 30 horas, dividida em quatro etapas.
De acordo com a diretora-geral da Farmácia do Povo, Wanda Avelino, a qualificação é focada “em mostrar ao agente público da Duaf, uma forma mais humana de atender ao público, como se relacionar com os colegas. Uma qualificação que mostra a importância do trabalho desenvolvido por todos, que é a melhoria no atendimento ao usuário da farmácia”.
Kelly Cristina, que trabalha no Atendimento, reconhece o quanto “foi engrandecedor, transformador e renovador realizar o curso. Saio daqui tendo uma visão que a gente tem que estar sempre se qualificando, aprimorando, do atendimento humanizado, fortalecimento de vínculos, tendo um entendimento da visão geral do SUS, que é muito importante, trazendo para a realidade da farmácia, e atendendo bem, sempre, sempre”.
A etapa final da qualificação foi ministrada pelo técnico da Secretaria da Saúde José Antônio Almendra. Para ele, o curso é uma oportunidade “de conversar sobre situações e processos de trabalho que precisam ser reelaborados, revistos, porque a população e os costumes vão mudando. As metodologias de trabalho também devem ser mudadas”.