O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Pablo Santos, em reunião com o prefeito de Picos, Padre Walmir, e com o secretário da Saúde do município, Júnior Santos, definiram, nessa quarta-feira (1º) medidas para o enfrentamento ao coronavírus na região. O Hospital Regional Justino Luz vai instalar dez novos leitos de UTIs e recebeu mais uma ambulância para o transporte de pacientes.
Pablo Santos explica que em até 20 dias serão montados mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Justino Luz e destinados 70 leitos clínicos exclusivos para pacientes em tratamento da Covid-19. “Estamos transferindo 49 leitos de obstetrícia e pediatria para um hospital privado, destinando esse espaço do Justino Luz unicamente para o enfrentamento ao coronavírus. Além disso, serão abertos mais dez leitos de UTIs que se juntam ao dez que já possuímos. Também buscamos um espaço físico em parceria com a Secretaria da Saúde do município, como porta de entrada para pacientes suspeitos”, conta.
O hospital também recebeu uma nova ambulância para o transporte de pacientes. “Adquirimos mais uma ambulância que, somada a que já temos, reforçam o serviço de transporte de pacientes e agiliza o atendimento, seja em deslocamento para a capital de casos mais graves ou aqui no município e cidades da macrorregião, ampliando a nossa cobertura, especialmente nesse período mais crítico da pandemia”, destaca Pablo.
O Hospital de Picos é um dos hospitais de referência para o enfrentamento ao coronavírus no interior do estado. O órgão atende mais de 600 mil habitantes das regiões do Vale do Guaribas, Sambito e Canindé e realiza uma média de 7.000 atendimentos por mês.