Foi realizada, na quinta-feira (18) e sexta-feira (19), em Brasília, a reunião da Câmara Técnica (CT) da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, para avaliar as ações desenvolvidas no ano de 2021 e fazer o planejamento de ações para 2022, com base no Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS NE). A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, e o diretor-geral do Emater, Leonardo Nogueira, representaram o Piauí no evento.

Na reunião, foram debatidas a integração dos Sistemas de Inspeção Sanitária para os estados do Nordeste e da junção de ações para minimizar os impactos da seca na produção da agricultura familiar. Também participaram do encontro os gestores dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Maranhão e Rio Grande do Norte.

Segundo Patrícia Vasconcelos, a proposta da Câmara Temática é construir uma unidade nos temas que são de aplicação em todos os estados que compõem o Nordeste. “Tratamos do selo dos produtos de origem animal e outros investimentos para a agricultura familiar, especialmente para ampliar o acesso à água no Nordeste. Na oportunidade, apresentamos as ações do Piauí no âmbito da agricultura familiar em 2021 e juntamente com os demais gestores fizemos um diagnóstico que resultou na carta de Brasília, que apresentará as principais questões emergenciais junto aos diversos órgãos competentes”, esclarece a gestora.

Outro ponto que teve destaque na reunião foi a importância da assistência técnica e a extensão rural. “Fizemos também um debate importante sobre assistência técnica e extensão rural (Ater). Avançamos bastante e estamos concluindo o programa da CT da Agricultura Familiar para 2022”, destaca Leonardo Nogueira, diretor-geral do Emater/PI.

As Câmaras Temáticas foram instituídas pelo Consórcio para articular e coordenar a ação regional nos eixos priorizados pelos Estados. A CT da Agricultura Familiar foi a primeira a ser instalada, pela integração/cooperação já estabelecida no âmbito do Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste.

A próxima reunião será no dia 16 de dezembro de 2021, durante a 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que será realizada de 15 a 19 de dezembro no Parque Costa Azul, em Salvador. A reunião contou com a participação de diversos convidados, entre eles, representantes da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), Organização pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas (Fian Brasil), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e de senadores, entre outros.