Gestores que compõem a Câmara Temática da Agricultura Familiar do Nordeste (Ctaf) e representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Fundo Interamericano de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Banco do Nordeste e Banco Mundial estiveram reunidos, nessa quinta-feira (6), em Teresina, para tratar, dentre outros assuntos, do financiamento de projetos para a agricultura familiar.

O encontro fez parte da programação da XXI Reunião do Fórum Eugênio Peixoto de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar, evento realizado em Teresina e reúne, até esta sexta-feira (7), secretários de pastas relacionadas à agricultura familiar de todo o Nordeste.

Foto: Natalina Alves

Para o coordenador da Câmara Temática, o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, Alexandre Lima, o encontro foi importante para dialogar com órgãos financiadores de projetos da agricultura familiar.

“A pauta foram os acordos de financiamento que estão em vias de ser implementados em caráter regional. Este ambiente de cooperação e de integração vai fortalecer a agricultura familiar do Nordeste. Em relação ao financiamento, a discussão girou em torno de ampliar o valor médio de cada projeto elaborado na região, assim como também priorizar os projetos de crédito voltados para resiliência e a produção de alimentos saudáveis por meio do Pronaf Agroecologia”, citou o gestor.

Coordenador da Câmara Temática, Alexandre Lima, e a vice-coordenadora, Rejane Tavares. (Foto: Geirlys Silva)

A vice-coordenadora da câmara e secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, lembrou que alguns projetos estão em desenvolvimento por parte de órgãos voltados à agricultura familiar em parceria com agências multilaterais.

“A reunião discutiu uma possibilidade de acordo de cooperação técnica com o Banco do Nordeste em torno de ampliar a capacidade de acesso ao crédito rural aqui. Também tratamos sobre o programa Dom Helder Câmara III, o Banco Mundial também pautou a questão do projeto Paz do Mundo com o Banco Mundial e o Ministério do Desenvolvimento Agrário”, citou a gestora.

Secretária da Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrícia Vasconcelos

Quem também participou do encontro foi a secretária da Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrícia Vasconcelos. Ela frisou a importância da parceria dos diferentes entes federados para cordos comuns em prol da agricultura familiar. “Foram colocado os projetos que estão sendo executado e a perspectiva de novos projetos do Nordeste do Brasil, especialmente no âmbito do MDA, como o projeto de alimentos saudáveis do Banco Mundial e outras iniciativas que vão acontecer em curto e médio prazo”, citou a gestora federal.

A 21ª reunião do Fórum Eugênio Peixoto iniciou na quarta (5) e segue até esta sexta-feira (7) com discussões relativas ao tema “Papel da Agricultura Familiar no Combate à Fome”.