Para debater o futuro da gestão pública no Brasil, secretários de Administração de todo o país participam, na Cidade de Manaus (AM), do Consad Express Manaus. O encontro traz como tema a “Sustentabilidade e inovação na pauta da Gestão Pública brasileira”.

O secretário da Administração do Piauí, Samuel Nascimento, participa do evento que iniciou nessa quinta-feira (15) e segue nesta sexta-feira (16). “Aqui o momento foi importante para compartilhar experiências e discutir os desafios enfrentados pela gestão pública no Brasil. Foi uma troca muito proveitosa, principalmente em relação aos assuntos referentes à transformação digital nos governos e boas práticas na administração pública”, explicou o gestor.

O evento é uma realização do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) que tem a missão de promover reflexão e debate sobre temas relevantes para os gestores governamentais. Considerado um dos maiores eventos nacionais voltados para a gestão pública no país, o congresso é direcionado a servidores públicos no âmbito federal, distrital, estadual e municipal, bem como autoridades, gestores e acadêmicos interessados na área.

No primeiro dia de atividades, a programação começou com a rodada de apresentação dos painéis iniciando com o tema “O aperfeiçoamento e a Inovação da Gestão do Patrimônio Imobiliário da União”, realizado por Lucio Geraldo de Andrade, secretário de Gestão do Patrimônio da União SPU/MGI. Também, foram debatidos temas como a transformação do Estado, governança digital e segurança e arranjos federativos para melhoria da gestão. Nesta sexta (16), as atividades continuaram com a apresentação de mais painéis e reunião dos grupos de trabalhos (GTs) do Consad.

Além de Samuel Nascimento, também estiveram presentes ao evento os superintendentes e diretores da Secretaria de Estado da Administração (Sead) que participam dos grupos que contemplam as áreas de transformação digital, gestão de pessoas, ciência de dados, escolas de governo, compras públicas, saúde e segurança do servidor, PPPs e patrimônio.

Consad

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Brasília (Distrito Federal), criada em novembro de 2000. Desde então, a entidade se compromete com o desenvolvimento da gestão pública, com base em evidências, eficiência, transparência, mérito e, sobretudo, resultados que contribuam para o equilíbrio federativo.