Com o objetivo de prosseguir e concluir as obras de abastecimento de água em todo o estado, o governador Wellington Dias reuniu-se, nesta sexta-feira (24), com o presidente da Empresa de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), Genival Sales. As obras foram paralisadas devido à pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o chefe do Executivo estadual, agora as obras de esgoto e abastecimento que estavam em andamento nos municípios de União, Esperantina, Luzilândia, Piripiri e Canto do Buriti podem ser concluídas. “O foco agora é a conclusão das obras para dar solução a alguns sistemas em alguns municípios e na capital, nesta em parceria com a Águas de Teresina. De norte a sul do Piauí garantiremos a conclusão de vários sistemas”, ressaltou Wellington.
Genival Sales afirmou que as obras de abastecimento de água serão concluídas já nos próximos meses. “O governador é muito preocupado em resolver o problema de água e universalizar o abastecimento em todo o estado do Piauí e dentro dessa nossa preocupação temos várias cidades que podemos investir e melhorar o sistema de abastecimento, como, por exemplo, no município de União, onde estamos concluindo uma estação de tratamento e até agosto estará em funcionamento. Temos ainda Luzilândia, Esperantina, Canto do Buriti e outras várias cidades onde o governador autorizou a ordem de serviço e deliberou recursos para concluirmos todo esse sistema, no máximo até outubro, para que as pessoas tenham qualidade de vida em termo de água potável”, disse o presidente.
Finanças
Na oportunidade, os gestores trataram ainda a respeito do equilíbrio das despesas da Agespisa. “Foi apresentado um plano para que haja um equilíbrio financeiro na empresa, assim, ela poderá voltar a ter sua capacidade de gestão, bem como as condições de investimentos”, destacou o governador.