O governador Wellington Dias recebeu uma homenagem especial, na tarde desta quarta-feira (18). Dezenas de crianças e adolescentes atendidas pelo Instituto Preça, compareceram ao Palácio de Karnak e entregaram ao governador uma placa em reconhecimento pelo incentivo direcionado ao grupo, formado por menores em situação de vulnerabilidade social.
“O objetivo é permitir que essa juventude tenha um preparo para buscar uma vida melhor, seja no âmbito familiar, na educação, práticas esportivas e demais cuidados necessários”, comentou Dias.
Fundado em 2008, na Vila Pantanal, zona Sudeste de Teresina, o Instituto Preça oferece atividades diversas a menores em situação de risco para droga e para a criminalidade. Um dos pilares na proposta de prevenir a inserção no mundo do crime é o Pelotão Mirim, que difunde a disciplina militar e conta com instrutores da Polícia Militar do Piauí. O Preça conta com bases em diversas áreas de Teresina, totalizando 720 alunos atendidos.
O Governo do Estado é parceiro do Instituto Preça, por meio de convênio com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), a entidade recebe recursos direcionados para alimentação, transporte e outras necessidades dos alunos. “O mais importante é a pacificação no convívio onde eles moram. Na maioria das vezes, eles vivem em regiões onde há famílias desestruturadas. Essas crianças é que promovem a união, começando entre si e propagando, para que as famílias tenham uma melhor convivência”, ressaltou o secretário da Sasc, Zé Santana.
O secretário Zé Santana e o colaborador do Instituto Preça, Robson, também receberam a placa de Amigo do Instituto Preça.
“Temos todo apoio do Governo do Estado. O governador encarou e enxergou essa necessidade nas comunidades carentes que precisávamos investir em prevenção. Segurança pública se começa na orientação e prevenção, com essas crianças”, declarou o presidente do Preça, Joaquim do Arroz.