A equipe do comitê gestor da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) e o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Evandro Alberto, estiveram reunidos com o governador Wellington Dias, para discutir soluções para as adversidades no programa, nesta segunda-feira (11).
Na reunião, foram tratadas questões de pagamentos e investimentos na UAPI. “Vamos atualizar os pagamentos, agora em novembro e dezembro, para poder chegar ao final do ano com a UAPI regularizada”, afirmou o governador. Ele ressalta que será encaminhado para a Assembleia Legislativa um marco regulatório que vai permitir as condições de sustentabilidade para o sistema da universidade aberta a partir de 2020.
“Estamos tratando com o Ministério da Educação para em 2020 integrar os 62 municípios que faltam para termos o ciclo completo da educação. O objetivo é, em agosto de 2020, a gente já ter a implantação nesta área e, é claro, em investimentos que o estado faz a opção de fazer, completando 108 polos com sedes e com os equipamentos necessários para os alunos e tutores terem uma condição melhor”, ressaltou Welligton Dias.
O diretor do Nead, Franklin Oliveira, destacou que será realizado uma reunião entre o comitê gestor para reformular o cronograma de atividades. “Com as soluções que foram apresentadas com o governador, nós acreditamos que o mais breve possível vamos ter a atividades regularizadas”, finalizou.