O governador Wellington Dias inaugurou, neste domingo (18), obras de mobilidade urbana na cidade de Ilha Grande, no litoral do estado. Foi investido R$ 1,3 milhão na pavimentação asfáltica de 29 mil m²  de vias na zona urbana do município. A inauguração faz parte da programação alusiva ao 198° Aniversário de Adesão do Piauí à Independência do Brasil.

O investimento permitirá um salto no desenvolvimento do turismo e da economia da cidade. “Vai dar mais estrutura para nosso turismo, que move a economia do nosso município”, comemorou Herbert Silva, prefeito de Ilha Grande.

A entrega do asfaltamento na zona urbana vem acompanhada da nova PI-116, inaugurada também neste domingo. O trecho de 17 km da via entre Parnaíba e Ilha Grande agora está alargado e totalmente reestruturado, um investimento de R$ 22 milhões, dentro do PRO Infraestrutura, que integra o PRO Piauí, maior programa de investimentos da história no estado.

“Tínhamos uma estrada estreita e acidentada onde perdemos muitos filhos e filhas de Ilha Grande. Com essas condições de tráfego totalmente adequadas, é uma grande felicidade para toda a população” avaliou o parnaibano e secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

“Aqui temos um pólo turístico. A entrega desta estrada e as melhorias na mobilidade urbana, com certeza, vão trazer mais desenvolvimento”, declarou a deputada federal Rejane Dias.

Ilha Grande é uma das portas de entrada para o Delta do Parnaíba. As mudanças serão sentidas também no dia a dia pelos moradores, que terão mais facilidade e segurança no tráfego, com vias asfaltadas e sinalizadas.

“Era um sonho ver isso aqui tudo asfaltado, estamos no céu”, festejou Maria Auxiliadora, moradora de Ilha Grande.

“Antes desse asfalto parecia muito interior. Agora sim podemos chamar Ilha Grande de cidade”, avaliou Janderson Santos, morador.

O governador anunciou ainda a construção de um campo de futebol em Ilha Grande. Wellington reiterou também o esforço para concluir o Porto de Tatus.

 

 

“Vai dar uma outra visão para o turista do mundo inteiro visitar o nosso Delta”, avaliou Magno Brito, morador.

Educação

O governador Wellington Dias autorizou investimentos na área de educação. A escola Marocas Lima, passará por reforma e reestruturação. A unidade oferece ensino médio, pré-Enem e cursos profissionalizantes.

“Os professores se sentirão mais motivados, vai enriquecer o conhecimento deles. Um ambiente que contribui para a própria educação”, avaliou Janaína Lima, supervisora de Ensino de Ilha Grande.

Já a escola Jonas Correia, que funciona nos turnos manhã e tarde, com ensino fundamental maior, do 6° ao 9° ano, será reconstruída e ganhará uma quadra poliesportiva, dentro dos padrões de escola-modelo, previstos no PRO Educação, programa de investimentos que já está em andamento. Juntas, as duas escolas contempladas atendem a 1.500 estudantes de Ilha Grande.

“Vamos adequar nossas escolas para trabalhar educação básica, Educação de Jovens e Adultos, educação regular profissionalizante e ainda, a Universidade Aberta do Brasil, com cursos técnicos e superiores que atendam às vocações locais” explicou Dias.