O governador Wellington Dias inaugura, nesta quarta-feira (30), às 11h30, as obras de reforma e modernização do edifício Chagas Rodrigues, sede do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), localizado no cruzamento das avenidas Frei Serafim com Miguel Rosa, Centro de Teresina.

O objetivo da intervenção é oferecer mais conforto e segurança aos servidores e visitantes do prédio, que é considerado marco da paisagem arquitetônica de Teresina. Inaugurado há 60 anos, o edifício de três andares foi tombado, em nível estadual, na década de 90.

A reforma consiste em pinturas, recuperação estrutural das lajes, na fachada dos cobogós, substituição de esquadrias antigas, além da implantação de novas instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, circuito de monitoramento eletrônico e sistema de combate a incêndio.

Foram convidados para o evento, autoridades federais, estaduais e municipais, entre elas o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e o senador Marcelo Castro. Durante o evento, haverá o desenlace da fita inaugural, descerramento da placa, hasteamento de bandeiras e visita à parte interna do prédio.

Executada em etapas, a obra foi monitorada por uma comissão de técnicos para garantir a manutenção do padrão estético do prédio histórico. “Por ser um dos edifícios mais antigos da capital, foi preciso manter a fachada inalterada. Para isso, contamos com o apoio de arquitetos da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que fizeram visitas periódicas e avaliaram os impactos da reforma. É um verdadeiro presente para Teresina a revitalização desse cartão-postal”, explica o governador do Piauí, Wellington Dias.

Ao longo da reforma, os servidores do órgão permaneceram em expediente para garantir atendimento ao público. “Executar o projeto dentro do cronograma sem paralisar nossas atividades de trabalho foi mais um desafio. Porém, as demandas dos cidadãos também são importantes e não podem esperar. Então, fomos remanejando os colaboradores de andares à medida que concluíamos a reforma nos pavimentos superiores”, destaca o diretor-geral do DER-PI, Castro Neto.

Com recursos próprios, foram investidos na intervenção cerca de R$ 4 milhões. Construído no principal corredor de tráfego da capital, o edifício Chagas Rodrigues foi projetado pelo arquiteto carioca Maurício Sued. A estrutura foi uma das primeiras implantadas na cidade com estilo modernista, apresentando pilotis no térreo livre, escada helicoidal, cobogós e um painel do artista Genes Soares.

Fonte: Ascom DER-PI