O governador Wellington Dias e a vice-governadora Regina Sousa participaram, na noite desta terça-feira (22), da 17ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social conhecido como o “Campeonato do Bem” realizado pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, no Centro de Convenções de Teresina. Na ocasião, foram apresentadas iniciativas positivas que tiveram destaque durante o ano de 2021.

A grande vencedora do prêmio foi a Associação Lar Preciso Viver (Associação), que tem como principal objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A instituição foi reconhecida como um  espaço de referência na adesão das pessoas com deficiência em postos de trabalho. A entidade também foi a ganhadora na categoria governamental.

Já na categoria individual houve pela primeira vez, em 17 anos, um empate nas notas e três projetos venceram: Banda do Vale do Gavião, Clowns in Emergency e Varal solidário. Na categoria empresa, o vencedor foi o Projeto de Responsabilidade Ambiental – Hot Sat (Empresa); e na categoria ONG, ganhou a entidade Fraternidade, o amor é a resposta. Todos os projetos são iniciativas que mudam a realidade de centenas de pessoas, com ações positivas, que estimulam o empreendedorismo, geração de emprego e renda, acesso à  educação e ao mercado de trabalho e inclusão social.

Umas das iniciativas premiadas, Fraternidade o Amor é a Resposta faz um trabalho com crianças e jovens ensinando a prática do skate, judô, dentre outras atividades tirando-os da ociosidade. “É um prazer e satisfação receber o reconhecimento desse trabalho, que conta com a parceria como Governo do Estado, por meio da Cendrogas. Nós fazemos um atendimento integral às crianças e às famílias, principalmente, semeando a visão de que existem escolhas boas na vida que não são o mundo do tráfico e da droga” conta Crislaine Almeida gestora do projeto.

O governador Wellington Dias enalteceu o trabalho de todas as instituições. “Quero saudar a todos e eu digo que todos que participaram aqui, com certeza, merecem prêmios. São trabalhos extraordinários, eu sei que as vezes a gente para e fica achando que a humanidade não tem jeito, a gente vê tanta coisa ruim que acontece, pessoas com maldade, situações que nos deixam aflitos, sem conseguir entender, e nessas horas eu que viajo muito pelo Piauí fico me lembrando de tantas pessoas como vocês”, disse .

Na oportunidade, Dias também destacou que “diferente do que a gente pensa tem muita gente fazendo o bem. A cada ano ao premiar essas pessoas estamos homenageando muitas outras que fazem muito pela nossa sociedade. Agradeço a Deus por essa iniciativa de premiar aquelas pessoas que fazem o bem é isso que o mundo, o Brasil e o Piauí precisam”, comentou .

“Quero nessa oportunidade agradecer, agora dia 31 eu estou renunciando ao mandato, mas não poderia deixar de vir aqui nesse momento para agradecer em nome de cada uma das entidades seja do setor público, privado, entidades não governamentais”, disse Wellington Dias pedindo também a Deus que retribua a todos.

A vice-governadora Regina Sousa destacou que o Prêmio de Inclusão Social “ é uma feliz ideia que está fazendo 17 anos. Ajudando revelar a capacidade empreendedora e criativa de fazer pelos outros. Fazendo muitas vezes o papel de Estado e que muitas vezes essas entidades fazem até melhor, levando auxílio para a população em diversas áreas”, ressaltou.