O Dia do Nordestino foi homenageado com uma sessão solene na Câmara Federal, nessa terça-feira (5). A proposta foi feita pela deputada federal piauiense Rejane Dias (PT) e contou com a participação do governador Wellington Dias (PT). A sessão ocorreu no Plenário Ullysses Guimarães, na capital federal.
Em sua fala, o chefe do Executivo estadual parabenizou a iniciativa da deputada federal Rejane Dias e da bancada do nordeste na Câmara, coordenada pelo deputado Júlio Cesar. “O povo nordestino é lutador, forte e sabe o que quer. Está presente hoje fortemente no Brasil, na defesa da democracia, da constituição e crescimento econômico”, disse Wellington.
Ainda segundo o governador, “foi um momento importante com a presença de líderes dos nove estados, de movimentos sociais, entidades intelectuais e artistas. Fiz questão de explicar um pouco sobre a ideia do Consórcio Nordeste, acho que o Brasil saiu conhecendo mais ainda a nossa região que é tão rica. E o nordeste não é problema, é solução para o Brasil”, afirmou Dias.
A sessão contou ainda com a apresentação de forrozeiros e um vídeo institucional “Há vários nordestes dentro do nordeste” que mostrou as potencialidades dos nove estados da região. A deputada Rejane Dias começou a sessão fazendo a leitura do discurso do presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia.
Rejane Dias também prestou sua homenagem em forma de discurso na tribuna. “Somos uma terra de vários jeitos e sotaques. A cultura nordestina é tão vasta e tão rica, tão cheia de vida e história que merece muito mais que um dia como este. O dia de hoje é especial sim, pois estamos aqui reunidos para falar do orgulho de sermos nordestinos. Dia para valorizar o que é nosso, a nossa história, a nossa cultura e a nossa gente. Não abaixamos nossa cabeça por qualquer coisa, somos aguerrimos e destemidos”, disse a parlamentar em um trecho de sua fala.