O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta sexta-feira (25), com o presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, a superintendente de Parcerias e Concessões (Suparc), Viviane Moura, o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), Antônio Torres, e com o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz) e coordenador-geral do PRO Piauí, Rafael Fonteles, para tratar sobre o Projeto Escola On.
A ideia é aliar a tecnologia às metodologias de educação na Rede Pública Estadual, onde serão escolhidas escolas-piloto para a implantação do projeto, que será uma Parceria Público-Privada (PPP) do Piauí Conectado. “A princípio, vamos trabalhar com uma ou duas escolas de Teresina com esse modelo, até para ter um acompanhamento dos resultados de forma mais eficiente para, a partir daí, termos uma noção dos passos seguintes. O objetivo é melhorar os resultados com o uso de tecnologias modernas”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.
O objetivo do projeto é ampliar a infraestrutura de conectividade para a Rede Estadual de Ensino, que inclui o fornecimento e instalação de equipamentos e capacitação dos servidores para operação dos equipamentos, como a lousa digital. “A ideia agora é ter a lousa digital, com formas modernas de aprendizado e esse casamento de modelos de educação com o uso da tecnologia será parte de uma proposta entre a nossa área tecnológica e da educação”, disse Wellington Dias.
Expansão do Piauí Conectado
Na oportunidade, foi discutido sobre a expansão da rede de fibra óptica que leva internet aos municípios piauienses, por meio da PPP com a Piauí Conectado. A meta expandir para os 224 municípios do estado até 2022.
“A Piauí Conectado apresentou uma proposta que permite ter as condições de, ainda no primeiro semestre de 2022, chegar com conectividade elevada nos 224 municípios. Em junho, vamos ter uma nova etapa que alcançará mais municípios e assim a cada mês vamos avançando”, destacou o governador.
Após a assinatura da Ordem de Serviço junto à Agência de Tecnologia da Informação (ATI), a Piauí Conectado inicia, neste mês de junho, o processo de ativação de mais 10 municípios. Desta vez, mais de 114 mil habitantes serão beneficiados com a construção, operação e manutenção de infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem em 71 órgãos da administração pública estadual.
“Foi definido que nos próximos 12 meses concluiremos a entrega desses municípios, ou seja, até 2022 o Piauí será o estado mais conectado do Brasil, com uma rede de fibra óptica de altíssima velocidade. Atualmente, 101 municípios e este mês conectaremos ainda mais 10 a essa rede. Hoje, cada ponto é conectado com, no mínimo 30 megabits (Mb), dependendo do ponto pode chegar até 1 gigabit (Gb), ou seja, a internet é de altíssima velocidade e qualidade”, declarou Emerson Silva, presidente da Piauí Conectado.
Os 10 municípios contemplados nesta etapa são: Castelo do Piauí, Miguel Alves, São João da Serra, Domingos Mourão, Jatobá do Piauí, Assunção do Piauí, Beneditinos, Buriti dos Montes, São João da Fronteira e Porto.