A governadora Regina Sousa recebeu, na manhã desta sexta-feira (27), representantes do Assentamento Tranqueira em União. Eles assinaram um termo de desapropriação da área que vivem agora, a partir disso, terão a posse definitiva da terra que já vivem há 18 anos com 96 famílias.
“Fizemos um acordo e hoje conseguimos passar essa terra para o assentamento tão simbólico de União. Conseguimos resolver e isso é bom para todos. Ees agora poderão fazer financiamento nos bancos para investir na terra de maneira produtiva”, disse a governadora Regina Sousa.
“Hoje nós assinamos um acordo extrajudicial para dar fim a um conflito fundiário em União que já durava 18 anos e muitas pessoas vivem nessas comunidades produzindo, criando animais de pequeno porte, criando gado e eles reivindicavam a desapropriação dessa área. O processo tramitava na justiça e agora, através dessa ação, que teve a nossa governadora como principal incentivadora, as familias terão o tão sonhado direito de propriedade que é o título da terra e com isso possam viver sem nenhum receio de perder suas casas. O proprietário da área será idenizado e em junho serão entregues os títulos definitivos”, explicou o diretor-geral do Interpi, Chico Lucas.
Para Luiz da Silva Santos, líder da comunidade, foi a realização de um sonho e agora as famílias poderão, de fato, investir numa terra própria. “Vamos lutar agora por insumos, equipamentos para dinamizar nosso trabalho de agricultura familiar. Fazer projetos para buscar investimentos e articular isso com a governadora e outros líderes”, informou.
O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União, Jailson Cardoso, também esteve presente no ato da assinatura e destacou o momento como importante para o movimento dos trabalhadores rurais. “É uma conquista nossa também porque estamos sempre empenhados para garantir que essas familiar tivessem acesso a esses títulos de terra. E hoje isso está se tornando realidade”, disse.