A governadora Regina Sousa esteve, na manhã desta segunda-feira (13), no munícipio de Campo Maior, onde visitou e conheceu o Projeto Casa dos Pães e da missa solene de Santo Antônio que ocorre durante o encerramento dos festejos da cidade.
Durante a visita à residência episcopal, a chefe do executivo estadual assistiu à apresentação musical do projeto Casa da Juventude, coordenado pela diocese de Campo Maior.
Sobre o projeto Casa da Juventude, o bispo de Campo Maior, Francisco de Assis, explicou que “por iniciativa dos próprios jovens, eles criaram uma associação juvenil, fizeram uma parceria com o prefeito municipal e ai nasceu a Casa da Juventude, um projeto solidário musical no qual atendemos 120 crianças e adolescentes, muitos da periferia. São três turnos com aulas de música e os próprios jovens que têm aptidão e conhecimento que são os professores. Então, o projeto já tem dois anos e segue com o apoio da Igreja e da esfera pública municipal e estadual”.
Ainda na cidade, a governadora conheceu também o projeto Casa do Pão. “O Projeto a Casa do Pão é uma parceria entre a igreja católica e o Governo do Estado, por meio da Cendrogas. É um projeto que vem trabalhando muito bem a juventude de Campo Maior, criando espaço para inserção desses jovens, no qual eles vão aprender sobre confeitaria e realizar a venda, estimulando-os a buscarem outros caminhos”, disse a governadora Regina Sousa.
O bispo Francisco de Assis destacou a importância também desse projeto, “a Igreja Católica no Brasil e no Piauí vive um projeto de evangelização que tem quatro pilares: pão, palavra, caridade e missão. Então, o projeto Casa do Pão contempla esses pilares. Ele nasceu no coração da Diocese e depois os jovens vieram abraçar o projeto. Nos próximos dias nós teremos aqui o pleno funcionamento da nossa panificação, que será uma oficina profissionalizante na área da confeitaria, nós teremos duas turmas, uma que ficará na produção e outra nas vendas, o curso terá duração de três meses”.
Sâmmio Falcão, da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas falou sobre o projeto Casa do Pão que é realizado em parceria com a Diocese de Campo Maior. “A Cendrogas tem uma parceria aqui com a Casa do Pão no qual foi formalizado um termo de fomento para ajudar desde a elaboração de todo o projeto até mesmo sua execução. Então, o Governo do Estado do Piauí, por meio da Cendrogas, tem mais essa parceria para ajudar nossa juventude a se qualificar profissionalmente e trabalhar também na prevenção das drogas”.