A governadora Regina Sousa recebeu, na manhã desta terça-feira (31), o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo; a presidente da Junta Comercial (Jucepi), Alzenir Porto e o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Evandro Alberto. A reunião foi para apresentar os resultados da viagem realizada pelo grupo à Estônia, país considerado mais digital do mundo. O objetivo foi formalizar parcerias entre entidades para compartilhar conhecimentos.
Atualmente, 99% dos serviços públicos do país, como registros de empresas, certidões de recém-nascidos e pagamentos de taxas, são acessados de maneira online. O Piauí foi conhecer um pouco mais dessas boas práticas que repercutem também em várias esferas da sociedade.
“Essa equipe entende o que queremos fazer, que é modernizar nosso Estado. Os espaços estão abertos para a tecnologia e eles trouxeram bons frutos dessa jornada ao país europeu. Vamos implementar projetos em parceria com a Universidade Estadual e a Junta Comercial. O objetivo é integrar o governo todo”, disse a governadora.
Segundo o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, a missão técnica conseguiu compreender o papel que o setor público faz em oferecer serviços na modalidade digital para os seus cidadãos. “Celebramos o primeiro termo de cooperação técnica de uma universidade brasileira com a principal universidade estoniana para oferecer aos servidores públicos. Foi uma experiência muito exitosa também com o órgão correspondente à Junta Comercial da Estônia, no que se refere ao trabalho realizado para a abertura de empresas”, disse.
De acordo com Alzenir Porto, o Piauí já está paritário em algumas áreas que foram apresentadas pelos órgãos da Estônia. “Temos avanços à frente da Estônia nos trabalhos realizados pela Junta Comercial, o que é muito bom saber. Mas também temos muito o que aprender com eles, principalmente a integralização entre as secretarias, falar a mesma linguagem, numa interface única e, principalmente, em relação a formação de mão de obra especializada”, afirmou a presidente da Junta Comercial.
A viagem também trouxe frutos para a Uespi. Até o fim do ano será realizado o primeiro curso em parceria com a TalTech (Tallinn University of Technology) junto com a Uespi sendo oferecido no ambiente digital, por meio da Universidade Aberta (Uapi). “Vamos trabalhar na perspectiva de formatar um curso de tecnólogo superior, além de outros cursos de verão e trazer essas expertises para o nosso Piauí”, disse o reitor da Uespi.