Programa Piauí Acolhe é uma importante ferramenta que tem como objetivo localizar e beneficiar órfãos que estão em situações de vulnerabilidade, que perderam pai e/ou mãe para a pandemia da covid-19. Contudo, já uma baixa adesão de possíveis beneficiários. O programa prevê o pagamento de R$ 500,00 às crianças e adolescentes até a maioridade.
O programa foi aprovado por governadores do Nordeste ainda em 2021, durante uma reunião virtual do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). Atualmente no Piauí, 97 já estão sendo beneficiados pelo programa, contudo, como destaca a governadora, ainda é um número baixo.
“É um programa que está disponível e está avançando não tanto que a gente esperava. No momento temos 97 órfãos recebendo e acredito que não sejam só esses os órfãos da COVID. Então se você conhece alguém que tenha o pai e/ou a mãe vítima de COVID e está cadastrado no cadastro único de vulnerabilidade tem direito a receber esse auxílio que o Piauí e o Nordeste inteiro criou para acolher essas pessoas até a maioridade com uma bolsa de 500 reais”, conclama a governadora.
Para realizar o cadastro no CAD Único, o beneficiário pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social e solicitar o cadastramento. Uma vez cadastrado, e atendendo ao requisito, o cidadão pode solicitar a inscrição no Acolhe Piauí.