A governadora Regina Sousa recebeu, na manhã desta segunda-feira (16), no Palácio de Karnak, representantes do Conselho Penitenciário do Estado. Na oportunidade foi aberto um diálogo entre o Governo, por meio da Secretaria da Justiça do Estado (Sejus), e o Conselho Penitenciário para busca de melhorias no sistema.
A chefe do Executivo recebeu, de forma receptiva, as demandas e enfatizou a importância de políticas de ressocialização, além de manifestar a admiração pelo trabalho do Conselho. Regina também declarou apoio às demandas colocadas, informando que tomará as medidas necessárias para resolução dos problemas junto com a Secretaria da Justiça do Piauí.
“Recebemos hoje aqui o Conselho Penitenciário e fiz esse convite para que pudéssemos discutir sobre nosso sistema prisional e dar um caráter mais humanizado. Também queremos mostrar que estamos fazendo como o projeto Agrofloresta na Penitenciária Irmão Guido que é experiência que já reconhecida por outros estados e então o Conselho é um parceiro que vai colocar-se junto a projetos de humanização e outras demandas dos presídios e da população carcerária”, disse a governadora.
Presente à reunião, o secretário da Justiça do Estado, Carlos Edilson, destacou que a Sejus apoia o Conselho e que está sempre aberta ao diálogo. “Nós temos o Conselho Penitenciário como um parceiro de todo o sistema de justiça. Todos esses conselheiros realizam inspeções nas unidades prisionais uma vez por mês e emitem relatórios que norteiam a nossa gestão e nos mostram o caminho. Então, nossa função como gestor é sempre ouvir e manter esse diálogo buscando as melhorias necessárias no sistema penitenciário para que a gente promova cursos e outras oportunidades de ressocialização”, destacou o secretário.
Liana Floro, presidente do Conselho Penitenciário do Piauí, agradeceu o apoio recebido pela chefe do executivo estadual. “O Conselho agradece a governadora pela oportunidade de ouvir nossas demandas, na qual expomos as dificuldades que passamos, tanto administrativa como orçamentária, e recebemos hoje uma receptividade da chefe do executivo, onde ela nos prometeu tomar as medidas necessárias para auxiliar o trabalho do Conselho”.